quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Tem remédio para o desânimo?


As “dores da alma” eram um tema sobre o qual nossos avós não gostavam de falar. No entanto, conheciam diversos medicamentos para combater o baixo astral. Os métodos de antigamente ainda podem afastar a falta de ânimo.

1 - Para estabilizar o equilíbrio espiritual, chás de erva-de-são-joão, lúpulo, valeriana ou alcaçuz em pó. Mas fique atento às contraindicações. A erva-de-são-joão, por exemplo, pode interagir com alguns medicamentos e reduzir a eficácia da pílula anticoncepcional. Consulte um médico antes de utilizá-la.

2 - Óleos essenciais também são bons: ponha em um candeeiro uma mistura feita de 2 gotas de óleo de rosas, 2 gotas de erva-cidreira e 3 gotas de óleo de alfazema.

3 - Um travesseiro perfumado sob o travesseiro de dormir ajuda pacientes depressivos a dormir melhor. Encha-o com valeriana, alfazema, prímula, sabugueiro ou lúpulo.

4 - Biscoitos e bolachas com noz-moscada e canela ajudam a melhorar o ânimo. Você pode adicionar a qualquer receita simples para biscoitos e bolos ½ colher de chá de noz moscada e ½ de canela.

5 - Vinho aromatizado com violetas-de-cheiro combate o desânimo. Misture 15 g de folhas e flores de violeta-de-cheiro com 500 ml de vinho branco seco, leve ao fogo e deixe cozinhar durante 5 minutos. Adicione 5 g de raiz de galanga e 5 g de raiz de alcaçuz, deixe cozinhar mais um pouco, coe e transfira o vinho para uma garrafa bem tampada. Tome três vezes ao dia 50 ml do vinho aromatizado.

6 -  Leite com funcho (erva doce) e mel afasta pensamentos negativos. Beba-o morno e em pequenos goles meia hora antes de ir dormir. Para prepará-lo, ferva 2 colheres de chá de frutos de funcho amassadas com 250 ml de leite. Deixe agir por alguns minutos, coe e adoce com mel.
(Fonte: O Melhor da Sabedoria Popular – Reader’s Digest)

Nenhum comentário:

Postar um comentário