segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Queime calorias e entre em forma com sapateado

Modalidade ajuda a desenvolver criatividade, autoestima e poder de decisão

Por Minha Vida

Além de ser uma atividade instigante, porque mistura produção de movimentos e sons, o sapateado é uma maneira eficaz de entrar em forma. Em uma hora de aula gasta-se, em média, 400 calorias, mesma quantidade perdida em uma sessão de ginástica localizada. A modalidade ainda aumenta a capacidade cardiovascular, fortalece as articulações e trabalha as pernas e o abdômen. "O sapateado é um exercício que condiciona fisicamente o aluno. Mas, para isso, é preciso praticar três vezes por semana", diz a professora Juliana Castro, proprietária de uma escola que leva o seu nome em Brasília.

Uma aula de sapateado começa com alongamento. Depois, passa-se para a parte de conhecimentos técnicos, onde os alunos aprendem a executar os passos, que podem ser realizados com a ponta dos pés, os calcanhares, os sapatos batendo um no outro. 
Queime calorias e entre em forma com sapateado - Foto: Getty Images
Em seguida, são realizados exercícios de coordenação motora e rítmica. "É aí que entra a conexão da dança com a música. É o famoso 'pisa, bate palma', que cria sons como os de um instrumento. Pode-se dizer que o sapateador é também um músico", explica.

Em cima disso, criam-se sequências de dança que aguçam a criatividade, já que podem ser inventadas pelos próprios estudantes. O grande diferencial, na opinião de Juliana, é que no sapateado a pessoa pode dançar diversos ritmos, como jazz, blues, samba, bossa nova, forró e rock.

Para dançar sapateado, não é preciso ter idade, sexo ou tipo físico específicos. De acordo com a professora, quem se dedica costuma sentir as evoluções de uma aula para outra. Juliana ressalta que há habilidades além das físicas que são estimuladas. 
Queime calorias e entre em forma com sapateado - Foto: Getty Images
Segundo a especialista, autoestima, confiança e capacidade de tomar decisões rápidas são algumas das características trabalhadas não só pelo sapateado, como pela maioria dos tipos de dança.

Dicas para iniciantes
Antes de começar a praticar sapateado é importante fazer uma avaliação ortopédica porque, no caso de alguma lesão já existir, a dança pode piorá-la.

Na hora de escolher a escola é preciso ficar atenta especialmente ao chão da sala, que deve ser de madeira, material que diminui o impacto do corpo com o solo. Pedir para fazer uma aula experimental, com um sapato emprestado, é uma boa ideia. 
Se decidir mesmo encarar as aulas de sapateado será preciso comprar um sapato especial, com uma plaqueta de metal embaixo. Com custo médio de R$ 100, pode ser modelo boneca, com cadarço e até tênis.

"A compra do sapato é um momento fundamental. Por isso, prove diversas opções para encontrar a mais confortável", orienta Juliana. Fora isso, só é preciso vestir roupas confortáveis e ter disposição. 
fonte:
http://yahoo.minhavida.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário