sábado, 29 de outubro de 2011

10 passos para chegar com a pele e o cabelo em dia no verão

Por Redação Marie Claire
Editora Globo
1. DEPILAÇÃO
Se você ainda quiser fazer depilação a laser, dá tempo. Desde que você use filtro solar, os aparelhos não deixam sua pele mais sensível a queimaduras. Inclusive, é possivel fazer o procedimento mesmo se a pele estiver bronzeada, já que atualmente existem ponteiras específicas até para a pele negra. A única diferença é que a energia do aparelho terá de ser reduzida, minimizando assim o seu efeito, o que implica em mais sessões.
A alternativa a depilação a laser é usar a lâmina, pois esse procedimento não interfere no folículo do pelo, evitando assim inflamações, como a foliculite. A depilação com cera ou mesmo o uso da pinça pode causar pelos encravados.

2. BRONZEADO SAUDÁVEL E QUE DURA
Inclua na sua dieta leguminosas de cores fortes, como a beterraba, a cenoura e o tomate, alimentos ricos em betacaroteno, substância que ajuda na pigmentação da pele. E dois meses antes de se expor ao sol, reforce a alimentação com suplementos vitamínicos como o Inneov Solar.

Para evitar manchas, faça uso do filtro solar oral: consuma suplementos à base de chá verde ou branco, substâncias que deixam a pele menos sensível a sol. Mas não se esqueça do filtro solar tópico.

Outra dica, ideal para quem prefere não tomar sol mas não abre mão da pele dourada, é fazer sessões de bronze jet em consultório. É um bronzeamento em forma de spray que não causa danos à pele. O efeito dura cerca de dez dias.

3. ACNE E SOL COMBINAM?
Se ela estiver inflamada, não. Muitas pessoas relatam sentir melhora na acne quando se toma sol, mas isso é uma inverdade. O que ocorre é uma pigmentação maior nas áreas em que a pele está inflamada, ocasionando assim manchas.
Como todos os tratamentos para acne são fotossensibilizantes, deve-se usar um protetor solar adequado (de preferência, em gel) e reaplicá-lo de duas em duas horas. Outra recomendação é fazer limpeza de pele antes de expor-se ao sol, mas desde que seja pelo menos três dias antes de ir à praia ou piscina.

Nessa época do ano, use produtos à base de ácido salicílico e enxofre, que não deixam a pele sensível. Faça também microesfoliações na pele com sabonetes à base de polietileno.
Leia mais: o balé é opção para quem quer definir músculos; saiba mais

4. CABELOS
Existem filtro solares próprios para o cabelo, em spray, e essa proteção é muito importante. São diferentes dos shampoos como filtro solar, que não têm a proteção adequada e pedem o uso de um sérum ou leave-in para exposição solar como complemento.
Outra opção são os bonés com filtro solar, que realmente funcionam. Não se esqueça de hidratar os fios pelo menos uma vez por semana durante o verão. Se quiser otimizar os processos, misture em uma fórmula caseira uma colher de sopa de óleo de Argan e outra de filtro solar, besunte o cabelo e vá para para o sol. Assim você hidrata e protege ao mesmo tempo.

5. FATOR DE PROTEÇÃO
Começar usando um determinado FPS no início do verão e ir diminuindo aos poucos é mais uma das lendas que não procedem. O fator de proteção solar deve ser prescrito de acordo com a pele da pessoa e mantido durante toda a estação. Quem tem a pele bem clara deve escolher FPS 60; as morenas claras, FPS 50; morenas escuras, FPS 30; e negras, FPS 15.
Outro mito que deve ser desvendado é o horário recomendado à exposição solar: não existe uma hora ideal para tomar sol, ainda que isso seja feito com proteção. O sol da manhã, até às 11h, é o que mais envelhece a pele, pois tem alta emissão de raios UVA; o sol desse horário em diante é o que mais causa câncer de pele, pois tem alta emissão de raios UVB.
Para ajudar o corpo a produzir vitamina D, o recomendado é tomar sol apenas no dorso do pé, por 15 minutos, sem proteção, diariamente.
6. PELE OLEOSA
Quem tem pele oleosa parece notar que ela produz ainda mais óleo no verão, mas isso não se confirma. Nos dias quentes, o que acontece é a mistura entre o óleo e a transpiração.
Na verdade, a pele fica mais oleosa no inverno, já que as glândulas sebáceas são de defesa e uma vez que o organismo entende que haverá um ressecamento natural da pele por conta do frio, as glândulas acabam sendo mais estimuladas. Portanto, não é preciso nenhum cuidado especial durante o verão para evitar mais produção de óleo.

Editora Globo
7. PREPARANDO A PELE
Faça uma boa esfoliação no rosto e no corpo antes de começar a tomar sol, para que o bronzeado fique mais uniforme.
Também use bastante água termal, que tem efeito anti-inflamatório e nutritivo.

Quem usar cremes à base de ácido retinóico, peróxido de benzoíla, adapaleno e isotretinoína deve suspender o tratamento uma semana antes de ir ao sol. As fórmulas liberadas são aquelas à base de ácido salicílico, vitamina C e E, e ácido glicólico.


8. CELULITE
Os tratamentos mais comuns para a celulite são feitos por meio de raios infravermelhos e rediofrequência, e ambos os procedimentos não são fotossensibilizantes. Portanto, podem ser feitos durante todo o verão. O mesmo vale para os cremes que prometem combater os furinhos.
Se você quiser chegar à praia com pernas e bumbum lisinhos, comece já um tratamento com o aparelho Velashape. São necessárias 10 sessões, sendo duas por semana. Ele é muito eficiente e custa, em média, entre 250 e 350 reais a sessão.

9. BOCA E OLHOS
Por serem mais sensíveis do que o restante do rosto, essas regiões inspiram cuidados especiais. Para a boca, prefira os filtro solares específicos, em forma de batom. Eles são resistentes à natural umidade da área.
Ao redor dos olhos, escolha protetores solares hipoalergênicos e feitos à base de água termal. Também é importante usar óculos escuro com proteção para raio UVA e UVB.

10. SARDAS E MANCHAS
Em qualquer época do ano, o cuidado para evitar manchas e sardas é usar filtro solar. Quando a exposição ao sol for aumentar, recomendo que faça uso do filtro solar via oral, como explicamos acima: suplementos a base de substâncias como chá verde e chá branco protegem a pele naturalmente. O que, claro, não exclui o filtro solar tópico.
Se você já tem sardas e manchas, use fator de proteção 50 e reaplique a cada duas horas. À noite, prefira cremes à base de vitamina C, que é clareadora e não é fotossensibilizante, ou seja, não impede que você se exponha ao sol.
* Selecionamos as principais dúvidas de nossas leitoras relacionadas ao verão, que foram respondidas pela nossa expert em dermatologia, Dra. Mônica Aribi.
Editora Globo
Mônica Aribi integra o time exclusivo de GURUS de Marie Claire que responderão às dúvidas das internautas aqui no site. Clique aqui e conheça nossos consultores. Aproveite para enviar sua pergunta sobre maquiagem, cabelo, fitness, nutrição, sexo, carreira e cuidados com a pele. 
fonte:
http://revistamarieclaire.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário