sábado, 29 de outubro de 2011

Projeto verão: recupere os pés para abusar das sandálias

Especialistas de beleza montam um passo a passo cheio de dicas simples e rápidas

Ingrid Tavares
Foto:  Shutterstock
Para que o verão não seja um calo no sapato — ou melhor, na sandália —, é hora de recuperar os pés com o as dicas do nosso passo a passo (Foto: Shutterstock)
Depois de passar a temporada de inverno enfiados em botas pesadas e sapatos fechados, os pés exigem descanso. Merecido, já que são eles que te aguentam – literalmente – o dia todo. Sem contar que a pressão do calçado forma bolhas, calos e outros arrependimentos de beleza. Mas há maneiras simples de tratar os pés a tempo para usar as sandálias nos dias quentes, desde a primavera até o fim do verão.

O primeiro passo é cuidar das unhas e cortá-las de maneira correta para que não encravem, destaca o corpo clínico de podólogas da Del Corpus, em São Paulo. “Mas evite retirar as cutículas. Elas servem como proteção natural e previnem a infecção e a entrada de micróbios e bactérias.” A dermatologista Thais Pepe acrescenta que é bom ficar alguns dias sem esmalte, pois o uso prolongado do produto causa ressecamento e descamação das unhas, o que pode deixá-las amareladas.

A segunda dica é lavar os pés todos os dias em água corrente, com sabão neutro e bucha vegetal. Para evitar micose, não pode esquecer de secar entre os dedos e as unhas, afirma o centro estético. Mas para o banal ficar mais interessante, ensina Thais, o jeito é recorrer ao milenar escalda-pés. Bastam uma bacia com água quente e sais de banho para aqueles dez minutos garantir um banho de juventude: seus pés ficam cheirosos, além de descansados.

Após a limpeza, os pés devem passar por uma esfoliação, para acabar de vez com a pele velha e grossa e as células mortas. Pode ser com uma receita caseira, como a que separamos para você (leia abaixo), ou com sabonetes em barra, durante o banho. Mas uma coisa é certa, aposente a lixa nessa etapa. Em vez de tratar, ela agride a pele e aumenta a calosidade e até o ressecamento da região. O jeito é usar uma pedra pome, ou consultar um podólogo todo mês, afirmam as especialistas.

A hidratação vem por último, em especial na área do calcanhar, que sempre fica rachada, áspera e ressecada no inverno, lembra o corpo clínico de podólogas É a hora de abusar de cremes e óleos essenciais para deixar a pele com aspecto mais saudável. Segundo a dermatologista, é recomendado usar cremes que tenham ureia e lactato de amônio na composição, pois eles ajudam a reter a água na pele após a aplicação, aumentando o tempode hidratação. Os óleos, como não são hidrossolúveis, são indicados apenas para peles mais secas.
Foto: Getty Images
Limpe, esfolie e hidrate os pés todo dia para mantê-los bonitos, como se fosse no SPA (Foto: Getty Images
Dicas especiais para relaxar:

Escalda-pés
Encha uma bacia de água quente e acrescente sais de banho, com aroma de ervas. Para ficar com cara de SPA, coloque bolas de gude no fundo da bacia, massageie os pés e relaxe. Se quiser, pode misturar alecrim, manjerona e hortelã (é só coar a mistura, depois de fervida) na bacia.

Esfoliação
Em movimentos circulares, massageie os pés com a mistura de 1 colher de açúcar refinado e 2 colheres de sopa de mel. Depois enxágüe em água morna ou fria, removendo toda a pasta. Após a esfoliação, que removerá as células mortas, é recomendado fazer uma boa hidratação.

(fontes: doutora Thais Pepe, dermatologista, e centro de beleza Del Corpus)
fonte:
http://revistacriativa.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário