quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Série receitas do dia a dia: peixe

Eu não preciso nem falar sobre como o peixe faz bem à saúde, né? Ricos em proteínas magras, vitaminas e sais minerais, são amigos do coração e da dieta.
Mas, mesmo sabendo de tudo isso, eu tinha uma certa preguiça de cozinhar peixe em casa. Não sabia bem como fazer e, dependendo de como você assa o peixe, ele acaba ficando seco e nada apetitoso. Leia também:
Arroz
Feijão
Bife acebolado
Omelete
Talharim

Isso foi até descobrir um segredinho da chef Rita Lobo, do Panelinha: embrulhar os peixes num papilote de alumínio antes de cozinhar.
A receita é super simples. Disponha o filé de peixe sobre um pedaço grandinho de papel alumínio (embrulhe cada filé separadamente) e tempere como quiser. Em casa eu sempre compro peixe do tipo saint peter ou saint pierre (tilápia vermelha), já limpo e cortado em filé. É hiper prático porque já vem pronto para uso e você ainda pode congelar os filés para tê-los sempre a mão para uma refeição prática e saudável.
Os temperos variam, mas em casa é de lei colocar sal, pimenta do reino e limão. Os outros temperos variam conforme o que eu tenho a mão. Eu recomendo curry, cominho, menta seca, manjericão, páprica doce ou outros tipos de pimenta (gosto muito da pimenta síria, que tem uma pitada de canela). Enfim, vai do que o seu gosto mandar.
Depois de temperado, embrulhe o papel formando uma "cestinha". Já tinha experimentado cozinhar alimentos embrulhados no papel alumínio, mas o segredo aqui é não enrolar o alumínio de forma rente ao peixe, mas deixar um "arco" entre o filé e a dobra.
Não entendeu nada? Então veja Rita Lobo em ação nesse vídeo que você vai ver como é simples.
Depois de embrulhado, leve seu peixe ao forno em fogo baixo por entre 10 a 20 minutos, dependendo da potência do seu aparelho.
fonte:
http://br.mulher.yahoo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário