sábado, 22 de outubro de 2011

Pressão alta: entenda quando se preocupar

Entenda o que significa pressão alta

Hipertensão é um tema comum. Mesmo sendo um assunto debatido com frequência, ainda existem itens pouco esclarecidos como, por exemplo, o significado das medidas 12 por 8 ou 14 por 9 e quais os níveis de pressão que exigem maior preocupação.

A cardiologista Helena Cramer explica que a pressão sanguínea é medida em milímetros de mercúrio (mmHg). “Os valores estabelecidos internacionalmente pelas sociedades médicas como ideais para uma vida saudável é 120mmHg por 80mmHg. Esses valores vêm das batidas do coração, da sístole e diástole. A primeira com o valor mais alto e a segunda com o mais baixo. Comumente se abrevia para números menores, daí surge a medida 12 por 8 ao se falar de uma boa pressão”.

A médica diz que quando “a pressão está entre 121mmHg e 139mmHg para a sístole, e entre 81mmHg a 89mmHg para a diástole, a pessoa é considerada pré-hipertensa ou com pressão normal alta”.

Esses valores servem para cuidar melhor da saúde e monitorar melhor a pressão. Porém, a cardiologista faz ainda outro alerta para os pré-hipertensos: “Para pessoas com colesterol elevado e doenças cardíacas, nas carótidas, o cuidado deve o mesmo de paciente já considerado hipertenso, com valores de pressão acima de 14 por 9”.

Contato:
Helena Cramer (Cardiologista)
3203-0522/ 2537-1224
hcramer@globo.com
fonte:
http://gnt.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário