quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Alimentos ajudam a combater o mau hálito


por Editor |
categoria Mais Você

A grande maioria dos casos de mau hálito, ou halitose, tem origem na boca, onde existem muitas bactérias. Quando estas bactérias digerem proteínas, podem ser liberadas substâncias que têm mau cheiro. Por isso, o Mais Você conversou com a nutricionista do programa, Daniela Meira, que listou sete alimentos que podem ajudar no combate ao mau hálito, se o problema não estiver sendo causado por falta de higiene bucal.

As laranjas, ricas em ácido cítrico, são muito eficazes, já que estimulam as glândulas salivares a produzir saliva, refrescando o hálito.


A salsa é muito eficaz no combate ao mau hálito já que contém clorofila, com características especiais na remoção do mau cheiro e excelentes propriedades anti-bacterianas.


O cravinho ou cravo-da-índia contêm eugenol, um antibacteriano. Pode colocá-lo na boca e morder levemente. Isso faz com que o óleo presente nos cravos saia e limpe o hálito. Mas atenção: não se deve usar o cravo em óleo ou em pó, pois poderá queimar a parte interior da boca.


A canela em pau, utilizada como condimento ou aromatizante,  é muito eficaz como anti-séptico oral.


Algumas sementes como as sementes de funcho, de cardamomo, de endro e de anis são poderosas armas contra o mau hálito.


As gomas de mascar ajudam a limpar a cavidade bocal e estimula a produção de saliva, o que se torna benéfico. Opte pelas pastilhas sem açúcar, já que assim não permitirá que as bactérias do mau hálito sejam alimentadas por esses mesmos açúcares.


Comer (exceto alimentos fortes como alho, cebola, queijos, etc) é o suficiente para provocar a produção de saliva e evitar os maus cheiros presentes na língua.


Pesquisas recentes demonstraram que a principal região anatômica responsável pelo mau hálito é a área posterior da língua, pois além de receber pouca saliva, sua anatomia facilita o acúmulo de bactérias. “Nesse local privilegiado, elas digerem as proteínas e eliminam os gases que provocam o mau cheiro”, disse Daniela Meira.
Veja os hábitos que devem ser evitados a fim de acabar com o mau hálito:
Normalmente esta halitose não é percebida pelos portadores do distúrbio, por isso, a atenção a alguns fatores podem contribuir para o aparecimento ou para o fim do mau hálito:
  • - Estômago vazio – sair de casa de manhã sem se alimentar ou ficar sem comer por mais de 3 horas são práticas que favorecem o mau hálito, pois com o estômago vazio, o suco gástrico passa a ser sentido na boca.
  • - Comer alimentos altamente ácidos – alguns alimentos como alho, cebola, atum e algumas bebidas alcoólicas também podem deixar o hálito bem evidente.
  • - Má higiene bucal – falta de escovação adequada e falta do uso do fio dental e gengivite (infecção na gengiva)
  • - A boca seca causada por certos medicamentos, por distúrbios e por menor produção de saliva durante o sono.
  • - Certifique-se de que os níveis de glicemia estão dentro da normalidade e que o funcionamento do estômago, rins e intestinos não apresentam nenhuma alteração.
  • fonte:maisvoce.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário