sábado, 22 de outubro de 2011

O temível retorno dos mules

Modelo ícone do fim dos anos 1990 e começo dos 2000 promete voltar no verão 2012. Você está preparada?

Luigi Torre
Foto:
Os mules do verão 2012 da Louis Vuitton e da Miu Miu (Agência Fotosite)
Na moda, nada é por acaso. Com as passarelas mais influentes do mundo apontando para um tal bom comportamento lady like no vácuo do casamento real de Kate Middleton com o Príncipe William, algumas peças tradicionais do guarda-roupa feminino devem ganhar força nesta temporada. Entre elas, houve uma especial que causou um considerável desconforto durante os desfiles internacionais para o verão 2012: o infame mule.
Foto:
Mule da Louis Vuitton (Agência Fotosite)
Para quem não conhece, mule é aquele modelo de sapato com salto e calcanhar descoberto. Ele surgiu lá no século 17, na França (alô, Maria Antonieta), sendo usado por homens e mulheres. Porém, no século 20, fidelizou-se ao lado feminino, virando hit fashion no fim dos anos 1990 e começo dos 2000.
Com bicos, saltos e materiais diversos, foi objeto de desejo de muitas mulheres influenciadas pelo closet paradisíaco de Carrie Bradshaw, personagem de Sarah Jessica Parker na série de Sex and The City. Não por acaso, seu designer favorito no seriado, Manolo Blahnik, está voltando com força aos holofotes da moda.

Ah, um adendo importante: mule não é tamanco. Este tem o bico aberto, deixando os dedos à mostra, enquanto aquele é todo fechado, quase como um sapato – só que aberto no calcanhar.

Os motivos de tantos olhares tortos para tal ressurreição fashion são que, entre 1999 e 2000, os mules foram usados e fotografados à exaustão, ao ponto de ninguém mais aguentar ver um pela frente. Isso sem contar que, por serem abertos na parte de trás, deixam os calcanhares à mostra e... bem, calcanhares não são a parte do corpo mais bonita e bem cuidada, não é mesmo?

De qualquer maneira, lá estavam eles nas passarelas dos mais recentes desfiles internacionais – principalmente na Miu Miu e Louis Vuitton. Mas antes de recuperar aquele seu modelo esquecido, vale prestar atenção no molde dessas novas versões. Tanto na Miu Miu (quase uma botinha sem parte de traz) quanto na Louis Vuitton (com tiras), o pé vem bem preso ao sapato, evitando aquele barulhinho irritante que os mules fazem com o caminhar. Barulho, aliás, que Carine Roitfeld disse odiar.
E já que falamos nela, a ex-editora da Vogue francesa e musa máxima da moda já afirmou que se existe uma peça que jamais usará novamente, esta é, com a mais absoluta certeza, o mule. Mas e você? Comente e conte o que você pensa sobre esse (temível?) retorno.
fonte:
http://revistacriativa.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário