terça-feira, 4 de outubro de 2011

Sexo frágil? Saiba como superar mitos emocionais e se tornar uma líder

Especialista ensina dicas para o ambiente de trabalho

Saber controlar as emoções é tarefa importante
Por: Pollyana de Moraes

A revista americana Fortune acaba de divulgar a lista das 50 mulheres mais poderosas dos Estados Unidos. Elas estão à frente de grandes empresas e multinacionais, como IBM, Xerox e Facebook. Para chegar ao topo, tiveram que romper a barreira do sexismo e trabalhar duro. Entre as 10 primeiras, nenhuma tem menos de 50 anos.

Apesar de todo glamour e influência, ser líder não é tarefa fácil. Especialistas e mulheres que chegaram lá lembram que é preciso superar alguns mitos do comportamento feminino no ambiente de trabalho e até aprender um pouco com os homens, se preciso. Emotivas? Temperamentais? Nada disso. Saiba como superar as expectativas negativas e deixar para trás o conceito de sexo frágil.

Razão e emoção

Para a coach e especialista em performance humana, Flora Victoria, a percepção generalizada de que mulheres são mais emotivas é um fato. E mesmo que características biológicas de gênero determinem alguns comportamentos, é preciso lembrar que temos sim controle sobre as nossas emoções. Flora recomenda três passos para colocar esse controle em prática:

1-    Não se faça de vítima: A mulher que almeja se tornar chefe um dia não deve atribuir possíveis revezes a preconceitos estabelecidos. “A TPM, por exemplo, carrega o peso de ser considerada fonte de mudanças de humor e mal-estar e é atribuída a todas as mulheres. Na verdade, a TPM é tratável. Podemos assumir o controle e mostrar isso aos outros”, diz.

2-    Aprimore-se: Parecer frágil apenas por ser mulher não deve ser motivo para se rebaixar no trabalho. “A frase que devemos dizer é: vou me desenvolver independente da opinião dos outros”. Ter estratégia de crescimento e até apoio profissional ajudam muito.

3-    Aprenda com o que os ‘líderes’ têm em comum: Independente de ser homem ou mulher, pesquisas apontam que ter um perfil ‘alfa’ requer foco em resultados (objetivo final), senso de urgência (é para ontem) e assertividade (falar com firmeza e suportar o estresse).


Sheryl Sandberg, COO do Facebook. Crédito: AP.
Reconhecendo o próprio talento

Sheryl Sandberg, que ocupa a 12ª posição na lista da Fortune, trocou o alto escalão do Google para virar chefe de operações do Facebook. O projeto inovador e o desafio foram os maiores atrativos para essa mudança, que pareceu meio maluca na época (em 2008, a rede social não tinha o mesmo sucesso de hoje). Inspiração para muitas mulheres, Sheryl recomenda que elas saibam reconhecer o próprio talento onde quer que estejam.

“Se você disser a um homem que ele fez um bom trabalho, ele vai se achar maravilhoso. Se você disser o mesmo a uma mulher, ela responderá que contou com a ajuda dos outros, que teve sorte ou que trabalhou muito pelo resultado”, disse Sheryl durante uma das populares palestras “TED talk”, em 2010.  Ela concluiu: “Homens atribuem o sucesso a eles mesmos, enquanto as mulheres o atribuem a fatores externos”. Aprender com eles, sem perder a essência, pode ser uma boa saída.
fONTE:
http://gnt.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário