terça-feira, 4 de outubro de 2011

Mitos e verdades sobre a criança e a televisão

De acordo com estudo, TV no quarto piora o desempenho escolar

Por Renata Demôro

De acordo com estudo recente, realizado por pesquisadores da Universidade da Virginia, nos Estados Unidos, crianças de quatro anos que assistem desenhos com ritmo acelerado, como o famoso Bob Esponja, podem desenvolver déficit de atenção e problemas de comportamento. A televisão no quarto pode ser prejudicial à saúde das crianças? E qual o número máximo de horas que uma criança pode assistir? A seguir, confira mitos e verdades sobre a relação entre a criança e a televisão.

  • 1
    Televisão é entretenimento e, por isso, não é capaz de fazer mal à saúde das crianças
    Mito. De acordo com estudo publicado na revista britânica “Biologist”, o número excessivo de horas em frente à televisão pode provocar problemas de saúde nas crianças, como obesidade, diabetes, autismo e puberdade precoce nas meninas. A psicóloga Roberta Lopes afirma que “o déficit de atenção não passa com o tempo. Isso significa que o transtorno adquirido na infância permanecerá ao longo da vida adulta, refletindo na vida acadêmica e profissional do indivíduo. A dificuldade em manter o foco em uma atividade, falta de organização, pouca motivação e impulsividade são traços facilmente percebidos em adultos com o problema”.
  • 2
    Filmes violentos deixam as crianças mais agressivas
    Verdade. Segundo estudo publicado na revista científica “Psicologia: Reflexão e Crítica”, crianças que acabaram de ser expostas a um filme violento poderão resolver conflitos familiares e com amigos através de atitudes agressivas. A pesquisa, que analisou 160 crianças, mostrou que o comportamento agressivo do sexo masculino aumentou após assistirem a um filme violento com heróis na trama. O mesmo não aconteceu com as meninas pesquisadas. 
  • 3
    Tenho a rotina corrida e não há problema em deixar as crianças em frente à TV enquanto resolvo outras questões
    Mito. A psicóloga Roberta diz que “os pais tem a obrigação de estimular o bom desenvolvimento físico e mental dos filhos, inclusive, observando o que eles assistem. Crianças não devem assistir TV sem que haja o mínimo de controle sobre suas escolhas, sob o risco de prejudicar seu desenvolvimento cognitivo comportamental”.
  • 4
    Crianças não devem ter televisão no quarto
    Verdade. Segundo estudo realizado por pesquisadores da Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health e da Stanford University, que analisou 400 crianças do ensino primário e seus pais, aquelas que possuíam televisão em seus quartos obtiveram notas significativamente mais baixas nas provas da escola. Por outro lado, a mesma pesquisa concluiu que ter um computador em casa está associado a notas mais altas nas provas. Segundo a psicóloga Roberta Lopes “a TV no quarto das crianças dificulta o controle do conteúdo a que têm acesso. O ideal seria que o aparelho estivesse em um cômodo onde a família se reúne e pode participar”.   

  • 5
    Bebês podem ficar em frente à TV por que não entendem o que está sendo exibido
    Mito. De acordo com pesquisadores da Universidade de Montreal, no Canadá, assistir televisão é especialmente prejudicial ao desenvolvimento de crianças até dois anos de idade. De acordo com a pesquisa, até essa idade, bebês não deveriam assistir a nenhum tipo de programa na televisão. A partir dos dois anos, os pais poderiam liberar as crianças para assistir até duas horas de TV por dia.   
    fONTE:
    http://gnt.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário