terça-feira, 4 de outubro de 2011

Vacinas de adulto: saiba quais você deve tomar

Vacinas de adulto podem evitar doenças graves

Por Renata Demôro

Vacinas não são exclusividade de bebês e crianças. Poucos sabem, mas existem doses obrigatórias para adultos. “Muitos não conservam a caderneta de vacinação, mas ela é a única maneira de saber se uma pessoa está ou não imunizada contra determinada doença. Reforço a necessidade de guardá-la por toda a vida, de preferência junto à certidão de nascimento”, explica Maria Cristina Senna, diretora médica da clínica Neovacinas.

Em geral, as vacinas que fazem parte do chamado calendário básico do Programa Nacional de Imunização podem ser encontradas gratuitamente em postos de saúde e centros de imunização de hospitais públicos. As clínicas particulares dispõem de todas as vacinas, inclusive as não obrigatórias, com exceção de poliomielite, oferecida apenas em centros públicos de saúde. 

Vacinas obrigatórias
De acordo com Lucia Bricks, diretora médica da Sanofi Pasteur, divisão de vacinas do grupo Sanofi-Aventis, “adultos até 49 anos, que não receberam duas doses da tríplice viral contra sarampo, caxumba e rubéola, devem receber uma ou duas doses da vacina, com intervalo mínimo de um mês”. Ela lembra que “aqueles que tomaram a vacina contra difteria, tétano e coqueluche na infância devem ser imunizados novamente contra essas doenças, a cada dez anos”.

Algumas vacinas são indicadas apenas para algumas faixas etárias e grupos de risco. “A influenza e a pneumococo 23 valente devem ser administradas a partir dos 60 anos. A primeira evita casos de gripe e, a segunda, infecções por pneumococo”, explica Lucia Bricks. A médica lembra que pessoas imunocomprometidas, cardiopatas e portadores de doenças crônicas pulmonares, vasculares e nefrológicas também podem ser imunizados em outras faixas etárias.   
  
Cada vez mais necessárias
A vacina contra HPV é recomendada para mulheres de 9 a 26 anos. Homens nessa faixa etária também podem ser imunizados. “Atualmente, a vacina contra HPV é considerada a mais cara do mercado, custando em torno de R$ 1.200. Na minha opinião, ela é extremamente necessária, já que confere proteção contra o câncer de colo do útero”, diz Maria Cristina.

“A vacina contra meningite não é obrigatória, mas, devido à gravidade da doença, recomendo a imunização”, diz, Maria Cristina. A médica lembra que a vacina contra hepatite A está disponível somente na rede particular. “É uma doença que pode matar e todos deveriam ser imunizados. Nas clínicas de vacinação é possível tomar a dose combinada contra hepatite A e B. Ambas são doenças perigosas, tornando a imunização altamente necessária”, complementa. Maria Cristina também indica a imunização contra catapora para adultos que não tiveram a doença quando crianças.  

Lucia Bricks diz que “pessoas que se dirigem a áreas consideradas de risco devem receber uma dose da vacina contra febre amarela, no mínimo, dez dias antes da viagem. Em determinadas regiões do país recomenda-se a administração usual da vacina, com dose de reforço a cada 10 anos”.
fONTE:
http://gnt.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário