segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Omelete

Hoje vamos falar de omelete. Quando faço esse prato em casa, vai meio no chute, sabe? Junto uns ovos, um pouco de leite, queijo, orégano, ou o que estiver dando sopa. Como não tinha uma receitinha pronta para passar para vocês, fui consultar quem entende do assunto. A chef Renata Abdalla, proprietária e professora do Basicamente Simples, empresa que promove cursos e comercializa pratos congelados, ensina aqui os segredinhos para sua omelete ficar deliciosa.
O primeiro toque que ela me deu foi para deixar o leite de lado. Assim a omelete fica mais consistente, mais estruturada.
Outro ponto importantíssimo: o fogo tem que ser médio mesmo. Fogo alto tosta as bordas e queima o fundo.
Por fim, ela me ensinou e não exagerar no recheio e untar bem a frigideira com manteiga antes de cozinhar a omelete.
Vamos ao passo a passo?
Rendimento
1 porção
Ingredientes
3 ovos
1 fatia e 1/2 de queijo prato picado (esse tipo de queijo é melhor. A mussarela fica borrachenta quando a omelete esfria, e o queijo branco não derrete direito)
1 fatia e 1/2 de presunto picado
Uma "pontinha" de uma colher de café de fermento (menos que a metade)
Salsinha a gosto
Sal e pimenta a gosto
Modo de fazer
- Bata todos os ingredientes com um garfo, em uma tigela.
- Despeje a mistura na frigideira.
- Em fogo médio, cozinhe a omelete. A parte da borda fica pronta mais rapidamente, então, com uma espátula resistente ao calor (como as de silicone - não use as de plástico), vá "puxando" a parte das bordas para o centro conforme ela fica cozida. Puxe também a parte mais crua do centro para as bordas. O segredo é ir nivelando sua omelete.
- Agora vem outro truque. Quando o lado de baixo da omelete estiver cozido, está na hora de virá-la para terminar de cozinhar o outro lado. Para que a sua omelete fiquei inteirona na hora de virar, siga esse procedimento:
- Tire a frigideira do fogo. "Escorregue" a omelete para um prato. Coloque a frigideira de cabeça para baixo em cima da omelete, "tapando" o prato. Vire o prato para o outro lado, colocando a parte menos cozida da omelete em contato com a superfície da frigideira.
- Leve a frigideira de volta ao fogo por mais um tempinho, só até a parte de baixo terminar de cozinhar.
Fonte:
http://br.mulher.yahoo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário