terça-feira, 18 de outubro de 2011

Madeira plástica exibida no Casa Cor oferece fácil manutenção Leia mais: http://extra.globo.com/casa/construcao/madeira-plastica-exibida-no-casa-cor-oferece-facil-manutencao

Na entrada lateral que dá acesso ao Casa Cor, foi usado o tom maçaranduba do material Foto: Divulgação
Tamanho do texto A A A
Lixa, verniz, proteção contra umidade e cupins, além de muitas marteladas para fixar os pregos. Esqueça todo o transtorno para montar um revestimento ou deck de madeira natural em sua casa. O mercado de construção oferece uma alternativa mais prática e sustentável: são as madeiras plásticas. O produto é fabricado a partir da reciclagem de resíduos industriais e agride menos o meio ambiente.
No evento de arquitetura e decoração Casa Cor Rio 2011, mais de dez ambientes foram montados, usando o material da marca Ecowood Rio, presente, principalmente, nas áreas externas.
— Optamos pelo produto por sua praticidade. Ao contrário das madeiras naturais usadas em áreas externas, como maçaranduba, teca ou de demolição, as plásticas não requerem quase nenhuma manutenção e estão sempre novinhas — indica a paisagista Marisa Lima, que, com a também paisagista Emília Cardoso, projetou a área de convivência do Casa Cor.
A madeira plástica está disponível em vários tons. A Ecowood Rio oferece sete cores: amendoim, eucalipto, champanhe, Pau-Brasil, maçaranduba, tabaco e ébano. O metro quadrado do material já colocado é vendido, em média, por R$ 200.
Apesar de seguir a média de preço de mercado da madeira de verdade, a de plástico seria mais econômica na manutenção. No caso da madeira natural, ela deve ser feita de seis em seis meses.

A madeira plástica da Ecowood está disponível em sete cores
A madeira plástica da Ecowood está disponível em sete cores Foto: Divulgação

Manutenção

Por sofrer com a ação de cupins, além da degradação por conta da umidade e da exposição ao sol, a madeira natural precisa de manutenção constante. A cada seis meses, recomenda-se lixar a superfície e aplicar verniz. De forma contrária, a madeira plástica é mantida apenas com a limpeza, usando água e sabão.

Aplicação

De acordo com a paisagista do Casa Cor Marisa Lima, a madeira plástica é indicada, principalmente, para projetos em áreas externas — como decks, caminhos e varandas —, mas também permite a montagem de banquetas e o revestimento de espaços internos, entre outras aplicações. “Tudo depende do corte dado ao material “, explica Marisa.

Sustentabilidade

A construção de um deck de madeira plástica com cem metros quadrados preservaria duas árvores de Ipê de porte médio, com o uso de 2,2 toneladas de resíduo plástico industrial reciclado. Assim, o produto contribuiria para a preservação do meio ambiente. “Também optei pelo material por ser sustentável “, diz Marisa.
fonte:
http://extra.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário