terça-feira, 18 de outubro de 2011

Deixe a umidade longe da parede

Por: Raiane Nogueira, 
No início, o problema é pequeno. Apenas algumas manchinhas escuras nas paredes. Em pouco tempo, vai se alastrando, com o surgimento de bolhas e revestimentos descascados. Como se livrar da umidade antes que o estrago tome conta da casa?
Normalmente, ela é causada por umidade do terreno, infiltrações de água da chuva, vazamentos internos ou concentração de vapor d'água em locais fechados. Os principais atingidos são rodapés, paredes e pisos mais próximos do solo e lajes não impermeabilizadas de ambientes frios, como banheiros, cozinhas e dormitórios.
Orlando Sodré, engenheiro responsável pela área de treinamento do Sindicato da Habitação do Rio (Secovi Rio), dá algumas dicas para evitar o incômodo:
— Deve-se ventilar o ambiente, retirar materiais úmidos de perto das paredes, verificar se há canos vazando e colocar calhas no telhado.
No caso de umidade do solo, é recomendável investir num sistema impermeabilizante, de preferência ainda na fase de construção. Pode-se usar soluções ou mantas à base de asfalto, emulsões de acrílico, argamassa polimérica, entre outros produtos.
Mas, se o problema já tiver dominado as paredes, uma solução é o uso de injeções com hidrofugantes à base de resina, que repelem a água.
— O método consiste em fazer vários furos na parede, introduzir o líquido e tapar os buracos com argamassa polimérica — ensina Sodré.
Tire suas dúvidas
Como limpar as paredes atingidas pela umidade, cobertas de mofo e de bolhas ou com pintura descascada?
No caso de bolores, lixe a parede, lave-a com uma solução de água e água sanitária ou cloro, na proporção de um por um, enxague-a e pinte-a após a secagem. Para se livrar de bolhas ou da pintura descascada, raspe a região com espátula e lixa. Quando já estiver nivelada, passe um pano úmido. Se houver irregularidades, corrija-as com massa acrílica e uma lixa fina. Espere secar e aplique selador e tinta PVA em três demãos. Para limpar o mofo sobre azulejos, pulverize uma solução de cloro ativo sobre a área, deixe agir por cinco minutos, esfregue a superfície com uma escova de náilon, limpe com pano úmido e, depois, com um seco.
Uma lateral da minha casa foi construída no muro que separa meu terreno do vizinho. A área está sendo aterrada e a umidade do solo começou a manchar o rodapé da minha sala. Como solucionar o problema?
Na verdade, não são recomendado construir aproveitando muros. Mas, nesse caso, deve-se fazer a impermeabilização nas laterais da parede, internamente — em uma faixa que supere a altura da camada de aterro — e, principalmente, externamente, o que requer acesso ao terreno vizinho.
Perguntas respondidas por Orlando Sodré sobre tema sugerido pela leitora Claudia Oliveira.

fonte:
http://extra.globo.com/casa/

Nenhum comentário:

Postar um comentário