segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Colesterol e ovos

Há muito se sabe que os ovos são um dos ingredientes mais valiosos para qualquer cozinheiro. Além de ficarem uma delícia quando preparados das formas mais simples – cozidos, mexidos etc. –, são indispensáveis numa infinidade de receitas. Além disso, trazem benefícios para a saúde e são uma das fontes de proteína mais baratas que existem.
O excesso de colesterol no sangue pode aumentar o risco de doenças coronarianas. Muitas pessoas evitam comer ovo porque esse alimento apresenta um teor relativamente alto de colesterol: cerca de 217 mg em um ovo médio. Hoje, porém, se sabe que a quantidade de gordura consumida – sobretudo as gorduras saturadas e trans – tem um efeito maior nos níveis de colesterol no sangue que a ingestão de colesterol por meio de alimentos.
Atualmente, é permitido que pessoas com saúde normal comam até 7 ovos por semana. (Pessoas com alto teor de lipídios ou colesterol no sangue devem seguir uma orientação diferente e consultar um médico ou nutricionista para saber como agir.) (Fonte: Ovos, Leite e Queijos da série Coma Bem, Viva Melhor – Reader’s Digest)

Nenhum comentário:

Postar um comentário