terça-feira, 4 de outubro de 2011

Venda de esmalte cresce e ameaça 'índice batom'

Enquanto a venda de esmaltes subiram 54% com a recessão, a venda de batom teve alta de 14%

Epóca Negócios Online
Reprodução Internet
Revlon faz campanha para promover linha 2011 de seus esmaltes
O chamado Índice Batom – conhecida tendência de aumento nas vendas do cosmético quando a economia vai mal – pode ser substituído pelo Índice Esmalte.

Uma pesquisa de mercado feita pela consultoria internacional NPD mostrou que, às vésperas de uma recessão nos Estados Unidos e Europa, as vendas de esmaltes subiram 54% no ano passado. No mesmo período, as vendas de batom subiram apenas 14%.

Historicamente, o índice segue a lógica de que, quando as mulheres perdem poder de compra em tempos de recessão, em vez de ir ao shopping e levar para casa uma blusinha ou um par de sapatos novos, ela compra um batom.

Em entrevista à revista Time, Estee Lauder, presidente da Leonard Lauder disse que "o esmalte se tornou o herdeiro do batom na recessão".

“É raro ver uma tendência de crescimento tão forte”, afirmou Karen Grant, vice-presidente e analista da indústria global da beleza da NPD disse à CNBC.

“A beleza está em recuperação. Os gastos dos consumidores ainda estão em dificuldade, mas está tendo um dos seus anos mais robustos. Pequenas indulgências - mesmo pagando no máximo US$ 20 por um esmalte – ainda é um valor acessível”.

De fato, tem havido um grande aumento de interesse e variedade em esmaltes. No lugar dos tons clássicos de nude, rosa e vermelho, agora existem as tendências de cores, com a Chanel líderando tons de cinza e metálicos nunca antes vistos.

As marcas de moda, aliás, estão usando o esmalte como uma primeira incursão no mercado da beleza. O favorito de Michelle Obama, Jason Wu, lançou uma linha de edição limitada. Já as marcas American Apparel e Urban Outfitters têm linhas de esmalte populares.

“Se amarelo neon é uma tendência e se há a opção de comprar um vestido nesta cor ou um esmalte, acho que a mulher vai optar pelo segundo item. Os esmaltes são uma emoção que custa barato”, disse Jan Arnold, da Nail Design Creative, à CNBC. A notícia é do site Daily Mail.
fONTE:
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