quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Monte o cardápio ideal contra intolerância à lactose

Substitua o leite por outros alimentos sem perder nutrientes



por Carolina Gonçalves
 Não é só o café com leite ou o achocolatado que fica de fora da mesa de quem sofre de intolerância à lactose, açúcar naturalmente presente no leite de vaca. Bolos, sobremesas e outras receitas que usam a bebida como ingrediente também acabam cortados da dieta - a medida evita os sintomas mais comuns do problema: diarreia, distensão abdominal, gases e má digestão.

Após o diagnóstico, feito a partir de um teste de tolerância, o especialista elabora uma dieta de acordo com a sua necessidade - um gastroenterologista ou uma nutricionista são os profissionais recomendados para acompanhar o problema. "Alguns pacientes são intolerantes ao leite, mas conseguem ingerir alimentos preparados com pequenas quantidades dele", afirma a nutricionista Camila Freitas, da consultoria Vittali. Nos dois casos, no entanto, é preciso ficar atento às necessidades diárias de cálcio e de outros nutrientes, encontrados principalmente no leite.
  • salada com gergelim - foto Getty Images
  • fósforo - foto Getty Images
  • soja e derivados - foto Getty Images
  • potássio - foto Getty Images
  • vitamina a - foto Getty Images
  • Complexo B - foto Getty Images
  • vitamina d - foto Getty Images
  • vitamina e - foto Getty Images
1 de 8
salada com gergelim - foto Getty Images
Cálcio fora do leite
O maior desafio para quem é intolerante à lactose é conseguir encontrar outras fontes de cálcio, mineral que fortalece os ossos, prevenindo doenças como a osteoporose. "Sementes de gergelim e as oleaginosas, como avelãs, castanha-do-pará, amêndoas e nozes são alternativas", afirma a nutricionista do Emagrecento Vivian Goldberger.

Também podemos encontrar cálcio em vegetais verde-escuros, sardinha, soja e derivados, flocos de aveia integral e algas marinhas. Algumas marcas ainda oferecem leite sem lactose, mas com as doses de cálcio preservadas. "O ideal é ingerir de duas a três porções diárias desses alimentos", afirma a nutricionista Amanda Epifânio, do CITEN. 
Fonte:
http://yahoo.minhavida.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário