sábado, 1 de outubro de 2011

Luciana Gimenez é madrinha da Campanha Nacional de Doação de Leite Humano

Objetivo da campanha e do Dia Nacional de Doação de Leite Humano, comemorado neste sábado, é sensibilizar as mães sobre a importância do ato de doar seu leite a outras crianças

Nádia Mariano

   Divulgação
“Para você é leite. Para a criança é vida." Esse é o slogan do Ministério da Saúde para lançar a Campanha Nacional de Doação de Leite Humano 2011. O objetivo é reforçar a importância do leite materno para as crianças - principalmente para aquelas que não têm a oportunidade de serem amamentadas por suas mães (em geral prematuros de UTI neonatal). Hoje, o número anual de mulheres que dedicam parte do seu tempo para retirar o leite para doação gira em torno 115 mil. Por ano, são recolhidos cerca de 150 mil litros de leite humano, que passam pelo processo de pasteurização e são distribuídos a mais de 135 mil recém-nascidos.

Se você pode e está disposta a colaborar, procure o banco de leite mais próximo de sua residência. A lista de endereços completa você encontra no www.redeblh.fiocruz.br. Para comemorar o Dia Nacional de Doação de Leite Humano (1o de outubro), o Ministério anunciou a criação de 21 novos bancos de leite nas regiões norte e nordeste.
Madrinha da campanha deste ano, a apresentadora Luciana Gimenez, 41, mãe de Lucas, 12 anos, e Lorenzo, de 7 meses, falou à Crescer sobre doação e amamentação. Confira:

CRESCER - Como surgiu o convite para essa campanha?
LUCIANA GIMENEZ - Eu sempre tive muito leite, sempre gostei de amamentar e nunca escondi isso de ninguém. Amamentei o Lucas e agora estou amamentando o Lorenzo. Entendo a importância desse ato, eu sei que o leite materno protege a criança. E tem muita mãe que não tem leite. Por isso, topei. Essa campanha é muito importante para a conscientização de mães que têm muito leite e podem doar, ajudar as crianças. Espero que ela ajude as crianças que estão precisando de leite.

CRESCER - Você já doou leite?
L.G. - Sim, já doei e vou doar de novo ainda esta semana. Engraçado... Um amigo meu, que tem uma filha recém-nascida, estava precisando de doadora e como eu tenho uma geladeira cheia de mamadeiras, mandei umas para ele, porque a mãe dela não tem muito leite.

CRESCER - Você gosta de amamentar?
L.G. - Para mim o ato de amamentar sempre foi fácil. Quando tive meu primeiro filho tive uma boa assistência, enfermeiras me ensinaram, mas, como mãe de primeira viagem, eu tinha um monte de dúvidas. Ttive muito apoio e amei amamentar. Acho também muito importante: ajuda a mãe a perder peso e ajuda o bebê.

CRESCER - Em sua opinião, o ato de amamentar aproxima mãe e filho?
L.G. - Quando eu tive o Lucas, que era só eu e ele, eu tinha até mais tempo para curtir. Já com o Lorenzo, como sou muito compromissada, volto para casa para estar perto dele - amamentá-lo. Acho que isso é muito importante para a gente. Temos que curtir antes que eles cresçam. Eu tenho filhos porque eu realmente adoro crianças e quero aproveitar antes que a infância passe.
Fonte:
http://revistacrescer.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário