domingo, 28 de agosto de 2011

Sorrir previne doenças do coração, diz estudo

A risada deve ser verdadeira, senão só provoca mais tensão na pessoa
Psicólogos lembram que não é a contração dos músculos da face que trazem os benefícios, mas sim as emoções provocadas pelo ato / Shutterstock Psicólogos lembram que não é a contração dos músculos da face que trazem os benefícios, mas sim as emoções provocadas pelo ato Shutterstock Chega de dizer que não há motivos para sorrir. A cada dia novos estudos confirmam que uma boa risada faz muito bem à saúde.

As metodologias mudam, mas a conclusão é sempre a mesma: para viver mais e melhor, seja feliz.  Um dos últimos trabalhos sobre o tema foi apresentado este ano em uma conferência realizada em 
Orlando, na Flórida.

Depois de acompanhar 20 voluntários assistindo a filmes de guerra e comédia, o médico Michel Miller, da Universidade de Maryland, concluiu que o sorriso diário tem o poder de baixar a pressão arterial, reduzir o estresse, aumentar o relaxamento muscular e acelerar o sistema imunológico.

Tudo isso graças às endorfinas produzidas durante as risadas. Estas substâncias atuam como antidepressivos naturais, dando uma deliciosa sensação de alívio e bem-estar.

Na mesma conferência, outro estudo, desta vez feito pela Duke University, revelou que 44% de mil pacientes analisados apresentavam maior risco de morte por doenças cardíacas. Motivo: eles não tinham o hábito de sorrir. E sem alegria, os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, aumentam. Em outras palavras, felicidade é fundamental para quem pretende levar uma vida saudável.

Rindo à toa

O hábito de sorrir é ótimo para a saúde, mas não adianta querer forçar aquele sorriso amarelo. Psicólogos lembram que não é a contração dos músculos da face que trazem os benefícios, mas sim as emoções provocadas pelo ato.

Em momentos de tristeza, fingir gargalhadas só aumenta a tensão. O correto é respeitar os próprios sentimentos, mas sempre buscando razões para uma boa risada sincera.
Fonte:
http://www.band.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário