sábado, 27 de agosto de 2011

Hidratação e depilação

Laura Folgueira 

A busca pela pele lisinha tem vários passos – o antes, o durante e, tão importante quanto esses, o depois. Nesse caso, o depois é, basicamente, a fase da hidratação, que não apenas garante uma textura mais lisa e agradável como também ajuda as células da pele a se recuperarem do pequeno trauma que pode ser causado por cada método depilatório – seja a cera, a lâmina ou o creme.
“A hidratação é muito importante para manter a pele íntegra, ou seja, protegida. Quando a barreira de proteção da pele é interrompida por algum tipo de agressão, ela fica mais vulnerável a ter infecção bacteriana ou fúngica”, explica a dermatologista Mônica Linhares, do Espaço Saúde Rio (RJ). “A pele hidratada se recupera melhor após a depilação porque retém partículas de água, que formam a barreira de proteção da pele.” Assim, não há perigo, por exemplo, de descamação ou secura excessiva.
A preocupação com a hidratação independe do método – os cremes hidratantes podem (e devem!) ser utilizados a qualquer momento. Só um cuidado: na hora da depilação, a pele deve estar limpa; logo, se tiver hidratado no dia, limpe o local com água e sabonete neutro.
É importante, ainda, ficar de olho nos ativos a usar na hidratação, além de escolher marcas de sua confiança. “De preferência, o hidratante deve conter ativos como ureia, lactato de amônia e aquaporine”.
Se você tem alergia, ou é suscetível à foliculite – o famoso pelo encravado –, não se esqueça de também usar uma pomada antimicrobiana e anti-inflamatória, que deve ser prescrita por um dermatologista. “Além disso, deve-se optar por cremes sem álcool e principalmente sem perfume além de usar loções calmantes”. Para não correr o risco de entupir os poros, a médica dá ainda uma última dica: fechá-los com água gelada logo depois de depilar.
Outra boa opção é usar, além de cremes hidratantes, um óleo – especialmente se você se depila com lâmina, em casa. Isso porque eles são absorvidos de forma mais rápida e ainda oferecem a praticidade de poderem ser usados no banho, com uma hidratação bem potente.
Cinco dicas para manter a pele hidratada
- A necessidade de hidratação da pele independe tanto do método que você usa quanto da parte do corpo que foi depilada.
- Escolha ativos hidratantes como ureia, lactato de amônia e aquaporine.
- Se tiver a pele muito sensível, espere cerca de dois dias após a depilação com cera para usar cremes, evitando causar alergias e entupir os poros.
- Logo depois da depilação, seja com cera ou com lâmina, o óleo é uma ótima opção, de rápida absorção e hidratação potente. Pode confiar no clássico de amêndoas, por exemplo.
- Quem sofre com foliculite deve usar, além dos elementos hidratantes, pomadas específicas para o problema, com substâncias anti-inflamatórias e antimicrobianas.
fONTE:
http://custom.yahoo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário