quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Saiba mais sobre as manchas da gravidez


A gravidez é sempre um período muito especial na vida de uma mulher, mas não se pode negar que as futuras mamães passam por complicadas transformações nesse período. Além das variações repentinas de humor e de desejos incontroláveis, as mudanças físicas também não deixam por menos. Uma das alterações que frequentemente levam as gávidas ao consultório médico são as manchas na pele.

Também conhecidas como cloasmas ou melasmas, as chamadas “manchas da gravidez” aparecem principalmente por causa de alterações hormonais típicas da gestação, sendo que algumas mulheres já tem predisposição genética para desenvolver este problema . Segundo a dermatologista Karen Lutfi, elas costumam ser escuras e de tamanhos e formatos irregulares, e surgem, na maioria dos casos, no rosto, especialmente na testa, bochechas, acima do lábio superior, no nariz e nas têmporas.


Exemplos de manchas que podem ocorrer durante a gravidez.
Exemplos de manchas que podem ocorrer durante a gravidez.


No entanto, os grandes vilões da pele continuam sendo os raios de sol. Não é por acaso que as áreas mais afetadas são as que mais ficam expostas à luz solar. A mulher que não tem o hábito de passar protetor solar regularmente corre mais riscos de ter cloasmas durante a gravidez.

Foi o que aconteceu com Ana Paula Maia, gerente de contas de 32 anos. Grávida de quatro meses, ela tem sofrido bastante com as manchas que apareceram em seu rosto. “Sempre tomei muito sol. Agora estou vendo as consequências”. Ela também conta que marcas de espinha, que antes saíam rapidamente, agora tendem a se tornar manchas bem fortes, que têm que ser escondidas com corretivo.

A boa notícia é que o caso de Ana Paula, assim como o de todas as grávidas, tem solução. De acordo com a dermatologista, mulheres grávidas estão proibidas de fazer tratamentos de pele mais intensos, mas depois que o bebê nascer, opções não faltam. Os tratamentos mais recomendados são: peeling, uso de luz intensa pulsada e uso de despigmentante de pele. E sempre, sempre deve-se seguir a regra essencial para ter uma pele linda e saudável: use filtro solar.
Fonte:
http://br.mulher.yahoo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário