terça-feira, 30 de agosto de 2011

Fotógrafos brasileiros mostram seu olhar sobre as Torres Gêmeas na exposição “PIIOTOS”

Por Luciana Borges
   Divulgação
FOTO DE CÁSSIO VASCONCELOS PARA A EXPOSIÇÃO
Não é só em Nova York que os 10 anos da queda do World Trade Center devem repercutir a partir do mês que vem. O 11 de setembro também é tema de uma exposição que começa nesta quinta-feira (1), em São Paulo, com imagens de fotógrafos brasileiros que viveram ou passaram pela cidade americana nos últimos anos. A mostra “PIIOTOS” exibe registros dos prédios feitos por 22 profissionais, entre eles Bob Wolfenson, Cassio Vasconcellos, Ignácio Aronovich, Paulo Vainer, Tuca Reines e Paulo Fridman, entre outros.
Leia mais: leia trechos e veja fotos do livro em que Paul McCartney homenageia o amor de sua vida

A imagem mais antiga entre as selecionadas é de 1981, apesar de a ideia inicial ter sido coletar registros desde o surgimento da Torre Sul, em 1973. “O World Trade Center era um ponto turístico e, por isso, dificilmente um fotógrafo profissional teria diversas imagens de lá que não fossem registros pessoais. Bob Wolfenson, por exemplo, me disse que nunca chegou a ter mais do que dez fotos dos prédios”, diz Fernando Costa Netto, jornalista curador da exposição e que comanda, há dois anos, a Mostra SP de Fotografia.
   Divulgação
FOTO COM AS TORRES AO FUNDO FEITA POR ÂNGELO MACIEL
Esse olhar totalmente particular – de quem, apesar de ser expert no assunto, fez cliques displicentes dos edifícios – poderá ser facilmente percebido nas fotos. E é o grande diferencial da exposição, que traz também duas imagens pós-atentado ligadas ao lugar onde hoje fica o Marco Zero, e que, segundo Fernando, são absolutamente tocantes.
   Divulgação
O REGISTRO DE BOB WOLFENSON
A exposição entra em cartaz simultâneamente em São Paulo e em NY. Por aqui, poderá ser vista no Espaço Soma e em Manhattan na 1500 Gallery. “Dificilmente será possível encontrar outros registros de Nova York feitos por fotógrafos de São Paulo que sejam mais impactantes do que estes”, afirma o curador. Só resta conferir pessoalmente e se deslumbrar.
   Divulgação
PAULO VAINER E SUA FOTO DO TOPO DE UMA DAS TORRES

SERVIÇO: “PIIOTOS”

São Paulo - de 01 a 17 de setembro
Espaço Soma - Rua Fidalga, 98, na Vila Madalena
de segunda a sexta das 10h às 18h. Aos sábados das 12h às 18h.
Abertura dia 01/09 quinta-feira, das 19h às 22h.
Entrada gratuita

Nova York – de 07 a 17 de setembro
1500 Gallery - 511 west 25th street # 607
Para visitar a galeria é preciso marcar horário
Fonte:
http://revistamarieclaire.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário