quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Sobremesa em 25 minutos: Peras flambadas

Flambar o conhaque faz seu álcool evaporar e deixa um delicioso sabor que complementa perfeitamente as laranjas e as peras.
Mesmo depois de cozidas, as peras asiáticas mantêm sua textura consistente, uma diferença sensível com relação aos outros tipos de peras.



Ingredientes:

2 peras asiáticas
Suco de 1/2 limão
3 laranjas
30 g de manteiga
3 colheres de sopa de açúcar mascavo
3 colheres de sopa de conhaque
2 colheres de sopa de pistaches picados
Ramos de hortelã para decorar Porções: 4
Preparo: 15 minutos
Cozimento: 10 minutos

Modo de fazer:
1 - Descasque as peras, tirando os miolos e cortando-as em quatro partes. Corte-as em pedaços e respingue o suco de limão sobre elas para evitar que escureçam.
2 - Descasque as laranjas, removendo toda a parte branca. Corte-as horizontalmente em fatias uniformes.
3 - Derreta a manteiga numa frigideira. Acrescente o açúcar e mexa até dissolver. Coloque os pedaços de pera e cozinhe por 3 minutos de cada lado ou até ficarem macias mas ainda firmes. Adicione as fatias de laranja no último minuto de cozimento, virando-as para cobri-las com o suco na frigideira.
4 - Usando uma escumadeira, retire as peras e as laranjas e coloque-as num prato de servir raso, mantendo-o aquecido. Ferva o suco que restou na frigideira para reduzi-lo um pouco e, em seguida, derrame sobre as frutas. Coloque o conhaque na frigideira, aqueça e ateie cuidadosamente fogo. Despeje sobre as frutas.
5 - Sirva em pratos aquecidos, polvilhados com pistaches e decorados com ramos de hortelã.
(Fonte: Frutas e Sobremesas da série Coma Bem, Viva Melhor – Reader’s Digest)

Nenhum comentário:

Postar um comentário