terça-feira, 30 de agosto de 2011

“Perna e pé”

Você acha que o pé do seu filho é chato? Ou que ele senta de um jeito meio esquisito? Tire suas dúvidas sobre os principais problemas que podem aparecer na infância

Fernanda Carpegiani


Ernesto Paglia também nos ajudou nesta reportagem enviando várias dúvidas, mesmo tendo pouco contato com o pé chato, como ele mesmo contou!
Guilherme Andrade
Piotr Marcinski/gettyimages
1. Toda criança deve ir ao ortopedista?
Sim, mas até 1 ano de idade é o pediatra que indica. “Os problemas ortopédicos são visíveis e identificados com facilidade. Havendo suspeita, o próprio médico encaminha para o ortopedista”, diz Claudio Santili, membro fundador da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, especialista na área há 30 anos. Quando seu filho começar a andar, é recomendável que ele passe por uma avaliação ortopédica completa.
2. É normal nascer com o pé chato?
Sim. O pé plano, como é conhecido pelos especialistas, é comum em bebês e pode permanecer assim até por volta dos 3 anos, enquanto a musculatura está em desenvolvimento. Antigamente era comum usar bota ortopédica, mas hoje os médicos podem indicar uma palmilha especial quando a criança tem dores ou fica muito cansada ao andar e correr. Ela, que deve ser usada sempre que possível, não corrige o problema, mas evita o desconforto. De qualquer forma, deixe seu filho andar descalço em casa, uma vez que essas atividades de mobilidade ajudam a desenvolver a curvatura natural do pé. Já usar sapatinho para recém-nascidos não faz diferença na formação da curvatura.
3. Quais são os problemas de pé mais comuns?
Além do chato, existe o pé cavo, em que o arco é maior do que o normal. Há também algumas alterações congênitas, como o pé torto, que é virado para dentro, como um taco de golfe, e o metatarso varo, apenas com a ponta virada para dentro, como um parêntese. Se você notar algo diferente, converse com o pediatra. Todos os casos precisam de avaliação e acompanhamento desde cedo, já que o tratamento varia bastante. “Demoramos um ano para andar e esse tempo é ideal para corrigir os pés antes de começar a usá-los”, afirma Henrique Sodré Fialho, ortopedista e professor da Universidade Federal de São Paulo.
4. Quais são os problemas que o uso do andador pode causar?
Não há prova científica que faça mal, mas a Sociedade Brasileira de Pediatra condena o uso. Com o andador, a criança pula uma fase importante, o engatinhar, que a prepara para andar. Além disso, força as articulações, sem contar o risco de queda. O melhor é deixar seu filho dar os primeiros passos no tempo dele.
Fonte:
http://revistacrescer.globo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário