domingo, 28 de agosto de 2011

Empadão de Camarão rende oito porções

Empadão de Camarão é uma ótima opção para o lanche / Fernando Pernambuco/Divulgação Empadão de Camarão é uma ótima opção para o lanche Fernando Pernambuco/Divulgação A chef de cozinha Carla Pernambuco, considerada um dos principais nomes da gastronomia contemporânea brasileira e colunista do Portal da Band, reuniu no livro "Dez X 10 - 100 receitas para comer de joelhos".

A obra traz o passo a passo de pratos urbanos, brasileiros, asitáticos, italianos, vegetarianos, crus, sopas, saladas e sobremesas provocates.

Uma das receitas é o Empadão de Camarão, que ela disponibilizou com exclusividade aos internautas do band.com.br. Experimente!

Ingredientes:

Massa
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de manteiga sem sal gelada em cubos
1 colher (chá) de sal
¼ de xícara de água

Recheio
500 g de camarão médio limpo cortado ao meio
1 cebola pequena picadinha
2 dentes de alho
3 tomates sem sementes picados
2 xícaras de leite
150g de queijo tipo catupiry
2 colheres (sopa) de salsinha picada
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de farinha de trigo
Sal e pimenta moída da hora
Azeite extravirgem

Modo de Preparo:

Massa
Misture tudo com as pontas dos dedos, embrulhe em filme plástico e deixe descansar por duas horas na geladeira.

Recheio
Aqueça um fio de azeite em uma panela e doure a cebola e o alho. Acrescente os camarões, os tomates, o sal e salteie em fogo alto para não juntar líquido. Após 5 minutos, adicione o leite, o catupiry e a salsinha. À parte, misture a manteiga e a farinha, incorpore ao recheio mexendo bem para engrossá-lo, acerte o sal e apimente para ficar cremoso. Abra a metade da massa e forre o fundo e as laterais de uma assadeira de 20 cm de diâmetro, encha-a com o recheio morno e cubra com a massa restante, decorando com as asparas da massa. Faça um pequeno furo no centro e asse em forno preaquecido a 180 ºC por cerca de 30 minutos ou até ficar bem dourado. Desenforme e sirva morno acompanhado de salada verde.
Fonte:
http://www.band.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário