sábado, 13 de agosto de 2011

Qual a diferença entre stylist e personal stylist?

publicado por: juliana
Existem dois profissionais da moda que vestem pessoas, que olham tudo que os estilistas produziram e pensam “essa saia vai ficar incrível com essa blusa”, que trabalham com combinação de peças e coordenação de estampas, mas que são bem diferentes entre si. Esses profissionais são os stylists e os personal stylists.

Os stylists trabalham com desfiles e editoriais de moda em revistas, catálogos e na publicidade. São eles que fazem aquelas montações glamurosas em que a roupa combina perfeitamente com o cenário, os casaizinhos fazem jogo de cores entre si e o mundo conspira a favor.
A modelo funciona como uma projeção do público final. Se o público muda, a roupa tem que mudar, mas se a modelo muda, a roupa não necessariamente será outra.
O foco do stylist não e a pessoa que está vestindo a peça, mas as que podem se identificar com aquela produção. Um styling é bem sucedido quando fala para o público da marca ou da revista. Para isso, vale fazer uma bainha falsa com pregador na calça, vale que o sapato não seja nada confortável para se passar dez horas em pé, vale que aquele cabelo maravilhoso não seja aprova d´água e que a saia arreste no chão.
O foco do stylist não e a pessoa que está vestindo a peça, mas as que podem se identificar com aquela produção. Um styling é bem sucedido quando fala para o público da marca ou da revista. Para isso, vale fazer uma bainha falsa com pregador na calça, vale que o sapato não seja nada confortável para se passar dez horas em pé, vale que aquele cabelo maravilhoso não seja aprova d´água e que a saia arreste no chão.
O objetivo é emocionar, fazer pensar, inspirar, causar vontade. Muita gente sai de um desfile comentando “quem vai usar isso?”, mas ninguém disse que era para usar aquelas roupas daquela forma e daquele jeito! O stylist dispõe as peças da melhor maneira possível para o desfile, para apresentar um conceito. A vida prática não entra nessa história!
Fazer styling é criar um personagem, uma pessoa que não existe, mas para a qual a equipe vai tecendo uma história.
Já o personal stylist trabalha com a vida real. Para ele, nada no mundo importa, só aquele cliente em particular. Não importa se todo mundo está usando tal peça ou se o sapato tal é incrível se a peça em questão não orna o cliente ou se o sapato é super desconfortável e a cliente caminha o dia todo.
A personal stylist Paula Martins explica que a função do personal é pegar a moda e traduzir, garimpar, para uma pessoa específica. “O personal é tipo um filtro que recebe toda a informação de moda e deixa passar apenas o que tem a ver com a cliente”, explica Paula.
Para a também personal stylist Chris Francine, a tarefa mais importante do personal é revisitar o guarda-roupa da pessoa e descobrir novas possibilidades lá dentro: “Eu não nego que a parte de comprar é a minha favorita, mas o mais importante é alertar a cliente para todas as possibilidades que o guarda-roupa dela tem, para o número incrível de combinações que a gente pode tirar dali”.
Bia Paes de Barros já trabalhou tanto quanto stylist quanto como personal e acha que a principal diferença é que o stylist foca um momento enquanto o personal tem que fazer um trabalho que funcione para a vida toda.
O que um stylist faz?
Veste modelos para editorias de moda em revistas, peças publicitárias e desfiles. No caso dos desfiles, alguns stylists trabalham em conjunto com o estilista durante todo o processo, desde a escolha dos tecidos, shapes e do casting até a montagem dos looks que vão para a passarela. Em outros, o stylist é recrutado na etapa final, quando as peças já estão prontas e precisam ser combinadas para ganhar vida.
O que um personal stylist faz?
Trabalha com consultoria de imagem, cria uma identidade visual para o cliente, revisita o guarda-roupa propondo novas combinações, deixa a pessoa mais segura sobre suas próprias roupas, ajuda a fazer compras, arrumar a mala, organizar o guarda-roupa, ensina sobre manutenção das peças, proporções que vão disfarçar o que o cliente não gosta e valorizar o que ele acha legal.
Geralmente, o trabalho do personal começa com uma entrevista na qual o cliente explica a demanda e o profissional tenta captar o estilo da pessoa. Depois, tem visita ao guarda-roupa, compras e montagem de looks.

Fonte:
http://oficinadeestilo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário