quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Labirintite afeta até crianças

O labirinto é nome do órgão que se localiza na parte mais interna de cada uma das orelhas. Pequeno, mas importante, ele é responsável por transformar a energia mecânica que vem através do som ou dos movimentos em energia elétrica – a linguagem dos nervos. Dessa forma, o órgão se relaciona à audição e ao equilíbrio, percebendo os movimentos que o corpo realiza.

O otoneurologista Fernando Ganança relata que a labirintite é um problema que antes foi exclusivamente relacionada aos idosos, mas hoje essa idéia mudou. Ele diz o distúrbio pode acontecer em qualquer faixa etária. Ele recebe em seu consultório adultos jovens, adolescentes e até crianças: “a labirintite pode afetar no rendimento escolar, na aprendizagem e cognição inclusive da linguagem escrita e falada”. Por isso é importante pais, professores e responsáveis estarem atentos a essa possibilidade e buscarem fazer os exames e tratamentos necessários a criança que está possivelmente sofrendo do problema.


Labirintite: um exercício simples pode ajudar
A labirintite é o nome comum para designar problemas e transtornos ligados ao labirinto. As pessoas geralmente sofrem com problemas de desequilíbrio e acabam se sentindo mal por se verem incapazes de realizar tarefas simples do dia-a-dia. Entretanto, o problema pode ser tratado.  Algumas medidas fáceis de fazer em casa podem ajudar nesse processo.

A pessoa que sofre de labirintite deve tentar conhecer quais movimentos e situações desencadeiam a tonteira e os sintomas de desequilíbrio. A partir de então, deve-se buscar evitá-los, diz a médica geriatra Tatiana Perroti.

A médica ensina um exercício: “a pessoa deve sentar numa cadeira com a postura correta e, virando o pescoço, olhar para a direita, esquerda, para cima e para baixo. Devem-se repetir esses movimentos pelo menos 10 vezes ao dia”.
Fonte:
http://gnt.globo.com/alternativasaude/noticias/

Nenhum comentário:

Postar um comentário