segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Apartamento: Conexão mágica

Tudo se encaixa no apê de 43 m² da arquiteta Fernanda Milani. Com as intervenções dela e de Rodrigo Angulo, aberturas e portas de correr revelam e isolam ambientes, os eletros se inserem em nichos sem roubar espaço, os materiais dão toques de calor. Fantástico!

Texto Patrícia Favalle. Repórter de imagem Viviane Gonçalves. Fotos Edu Castello
Edu Castello
Tudo integrado. Essa é a proposta do apê, que tem cozinha com piso de
ladrilhos hidráulicos, da Dalle Piagge. A partir da sala, o destaque é o
painel de bambu prensado com o elemento circular vazado, uma exigência
de Fernanda Milani, com realização da Marcenaria Il Legno. O tom
vibrante é dado pelos azulejos garimpados no Museu do Azulejo e
usados na cozinha
Depois de muitos projetos concluídos para terceiros, a arquiteta Fernanda Milani se deparou com os seus próprios anseios. Era hora de transformar o sonho em realidade. “Ali estava o apartamento que eu tanto queria.” Para dar os contornos ideais à sua nova morada, ela contou com a ajuda do amigo e também arquiteto RodrigoAngulo.

A planta original de 43 m2 do apartamento em Moema, São Paulo, acenava com o desafio de conectar os espaços sem revelar a intimidade. As soluções começaram pela derrubada de algumas paredes e pela escolha acertada dos materiais. O living foi integrado à cozinha e à sala de jantar e separado da suíte por uma coluna com portas de correr embutidas. “Com essa ideia, dá para reconfigurar os ambientes em qualquer situação”, afirma Rodrigo. A dupla instalou ainda painéis de bambu prensado entre a parte social e a área funcional da casa – cozinha e lavanderia, juntas –, deixando à mostra apenas o elemento vazado circular, que dá personalidade ao apê. “É uma espécie de assinatura”, revela Fernanda.

A cozinha é puro aproveitamento de espaço: os eletrodomésticos foram “encaixados” no projeto, aumentando o espaço útil do layout. No chão desse ambiente, o ladrilho hidráulico cinza dá notas contemporâneas ao décor, mesma bossa do cimento queimado que tinge a parede da entrada e das molduras e guarnições retilíneas que destacam portas e rodapés. Na sala de jantar, a marcenaria sem excessos destaca a cristaleira de freijó, colocada acima da mesa de jantar de Fórmica azul-clara. Nesse ambiente, outra peça que arrebata os visitantes é o lustre-buquê, com lâmpadas dimerizadas em vez de flores.


Edu Castello
Na cozinha, que se estende até a lavanderia, o mobiliário planejado permitiu configurações funcionais, a exemplo do varal retrátil executado pela Marcenaria Il Legno
Edu Castello
Conectados, os ambientes têm o mesmo piso de tábuas de perobinha, da Indusparquet. Para separar a área privativa da social, a solução foi criar uma espécie de home theater na coluna central, com portas de correr embutidas, obra efetuada pela Marcenaria Il Legno
Fonte:
http://revistacasaejardim.globo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário