quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Qual é o tapete perfeito para sua casa? Saiba como escolher

O tapete nunca sai de moda na decoração. Reprodução / Casa Cor
Não importam as tendências da decoração. O tapete tem sempre o seu lugar cativo. E a tarefa de escolher o ideal é tão trabalhosa quanto a de definir os móveis. Afinal, eles compõem um conjunto que, se não for harmonioso, pode por tudo a perder.

“O tapete fecha com primor a composição do espaço”, afirma a decoradora Gorete Colaço. Nem com a profusão de pisos ele perdeu a importância, diz a arquiteta Cida Bittencourt. “Eles estão sempre em alta, mesmo com o advento de tantos revestimentos”. Mas para usá-los, há regras.

Onde colocar um tapete
Aconchegante, cai bem em todos os ambientes. "Ele deverá somar com toda a decoração, sem quebrar a harmonia", afirma Gorete. Cida enumera locais estratégicos: “salas, quartos, áreas de circulação (como hall de entrada e corredores), lavabos e em grandes varandas, onde podem ser utilizados os de sisal ou de taboa”.

Na hora de escolher
“Um espaço pode ser bem definido com um bom tapete. Quando envolve um grupo de móveis, estabelece um diálogo íntimo e impactante”, explica Gorete. "É necessário atentar para os detalhes do ambiente, como estilo, cores de parede, acessórios. Tapetes neutros podem acrescentar textura e suavidade às superfícies". Opções como os antialérgicos ajudam na qualidade de vida.

Para cada ambiente, um tipo
O tapete pode ser decisivo na hora de definir um espaço clássico, ou urbano. “Os mais modernos pedem contemporâneos, como os listados coloridos. Nos ambientes clássicos, os tradicionais importados ficam bem”, ensina Cida.

Os adequados para cada clima
Gorete dá dicas. “Cada lugar tem seu tipo de tapete. Na casa de praia, os mais fresquinhos, de fibra natural. A casa na serra pede os mais quentes, de lã, linha, pelo”.

Cores e estampas
“Nunca devemos sobrecarregar os ambientes. Poltronas, sofás e cadeiras com tecidos estampados pedem tapetes geométricos ou lisos”, alerta Cida, que ensina a escolher as cores. “Podem ser contrastantes com as já encontradas nos tecidos ou então fazer uma composição tom sobre tom”.

O tamanho certo
“O tapete deve estar adequado às dimensões do espaço. Como tem a função de demarcar, causa estranheza quando é desproporcional ao tamanho do ambiente”, diz Gorete. Uma regrinha de ouro: "o ideal é que o modelo tenha no mínimo a largura do sofá e entre embaixo do móvel - mais ou menos até a metade. Assim, as duas peças parecem estar num mesmo plano, eliminando a confusão visual de piso, tapete e sofá”.

Os queridinhos dos fashionistas
“Os tapetes de grife, assinados pelos costureiros, são uma tendência”, diz Gorete. A primeira loja a lançar foi a italiana Missoni, acompanhada de nomes como Prada.
Fonte:
http://gnt.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário