sábado, 24 de setembro de 2011

Como fazer iogurte em casa

Por Marcia Cavalieri
Iogurte feito em casa, uma delicia!
Iogurte feito em casa: uma delicia! | Foto: Marcia Cavalieri
Em primeiro lugar, o que é iogurte?  É um leite fermentado, ou seja, é um leite que sofreu ação de microorganismos. Eles consomem a lactose do leite, um tipo de açúcar e produzem ácido lácteo, fazendo o leite talhar.
De sabor ligeiramente ácido, pode ser consumido puro, com mel, com frutas picadas ou batido. Existem várias receitas de bolos, tortas e molhos para salada com iogurte, o que é ótima opção, pois precisamos consumir cálcio, mineral bem presente nesse alimento.
O cálcio é fundamental para a saúde em geral, pois participa da transmissão nervosa  e contração muscular, atua na coagulação do sangue além de garantir uma boa formação e manutenção de ossos e dentes.
Atualmente tem muita gente que retira leite e derivados de sua alimentação sem orientação de um médico ou nutricionista, o que pode acarretar carência desse mineral importante para a nossa saúde. Se esse é seu caso, procure a orientação de um profissional para não correr riscos desnecessários.
Gosto de fazer iogurte em casa e tenho usado o leite semidesnatado. Para fazer o iogurte caseiro existem alguns tipos de iogurteiras no mercado, a minha é muito antiga, já não fabricam mais, uma pena!
Aqueço 1 litro de leite semidesnatado a 51° C , para medir, uso um termômetro de cozinha. Adiciono ao leite aquecido um pote de iogurte natural (mexa bem o iogurte antes de misturá-lo ao leite), misturo com uma colher e transfiro para os potes próprios e levo à iogurteira por 7 horas. Em seguida, levo à geladeira.
Quando estou em algum lugar que não tenho a iogurteira  e o termômetro, utilizo o “dedômetro”, ou seja, aqueço o leite até o ponto em que consigo colocar o dedo e contar até dez e faço como nossas avós: transfiro o leite misturado com o iogurte para uma tigela.
Tampo, embrulho em um cobertor e deixo guardado no forno desligado por mais ou menos 8 horas, dependendo da temperatura externa.
Vale a pena tentar, mas se não se animar, compre o iogurte industrializado, só não deixe de consumir esse produto tão importante para a sua saúde.
Veja uma receita para usar iogurte e ganhar mais saúde com menos calorias em seu prato na revista WOMEN’S HEALTH
Fonte:
http://mdemulher.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário