quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Adeus, alergia: dicas práticas para se livrar dos ácaros

Adeus, alergia: dicas práticas para se livrar dos ácaros

Coceira no nariz e olhos, espirros, nariz entupido... Quem é alérgico conhece estes sintomas muito bem. E eles não são poucos. O mal atinge cerca de 40 milhões de brasileiros, segundo o presidente da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia do Rio (ASBAI-RJ), Dr. Fábio Kuschnir. Mas o que causa a alergia, essa reação exagerada do organismo a determinadas substâncias? Podem ser ácaros da poeira, proteínas derivadas de animais (cães e gatos), fungos e insetos (baratas domésticas). Os alérgenos  estão mais próximos do que se imagina. E, por isso mesmo, mais fáceis de ser eliminados.

Pequenas atitudes como deixar o ambiente bem arejado e ventilado já podem ajudar no combate às alergias mais comuns.  “Entre os principais alérgenos envolvidos nestas doenças em nosso meio destacam-se os ácaros da poeira domiciliar. As condições ideais para o seu desenvolvimento são áreas de clima quente e úmido, condições encontradas no Rio de Janeiro”, explica Kuschnir.

Ele sugere atenção especial ao quarto do alérgico: travesseiros, roupas de cama, carpetes e móveis estofados são reservatórios de descamações da pele humana, que é principal fonte alimentar dos ácaros. “Calcula-se que devam existir de 500 mil a 2 milhões de ácaros no interior de um colchão, independentemente das condições de higiene da casa”.


Com algumas dicas é possível unir estética e saúde. A arquiteta Cybele Monteiro de Barros dá as dicas. Ela é uma das responsáveis pelo projeto “Casa do Alérgico”, desenvolvido em parceria com a Sociedade Brasileira de Asmáticos e a Câmara Técnica de Alergia do Cremerj e a Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio.  “Não  usar carpetes, o ideal é um piso que possa ser limpo com um pano molhado, podendo ser cerâmica ou sinteco amadeirado que fica mais aconchegante”, sugere. Os tecidos recomendados por médicos são: vinil, vulcouro, poliuretano, PVC, napa e curvim.


 “É importante usar capas impermeáveis antialérgicas e travesseiros com espumas antiácaro disponíveis no mercado”, diz, alertando sempre que os produtos devem ser lavados com freqüência. Flores e plantas podem ser lindas na decoração, mas são péssimas para a saúde do alérgico. Deixar as crianças longes de ursinhos de pelúcia que acumulam poeira também é uma dica importante para um dia a dia mais saudável.


Segundo o Dr. Fábio Kuschnir, as medidas mais simples são consideradas as mais eficazes.  Então, diga adeus às crises alérgicas com dicas práticas. Por exemplo, lavar a roupa de cama com água aquecida acima de 55 º C e usar aspirador de pó para a limpeza de casa.  Ele indica também que sejam usados acaricidas e substâncias desnaturadoras de proteínas dos ácaros.


O mais importante sempre é deixe o ambiente bem arejado e ventilado. Porque com isso você reduz o acúmulo de poeira, você reduz o aquecimento do ambiente.
Fonte:
http://gnt.globo.com/saude/dicas

Nenhum comentário:

Postar um comentário