sábado, 24 de setembro de 2011

Meningite: tire suas dúvidas

Daniella Gallotto
Conteúdo do site ANAMARIA
dor de cabeça
Os sintomas da meningite são parecidos com os da dengue ou de uma forte gripe
Foto: Dreamtime
O primeiro sinal vem do termômetro: mais de 39 oC. Nos bebês há falta de apetite, enquanto os mais velhos reclamam de fortes dores na cabeça e na nuca. Se você identificou alguns desses sintomas em sua casa, fique atenta: pode ser meningite.

De acordo com o infectologista Bernardo Liberato, do Hospital Copa d'Or, no Rio de Janeiro, essa doença grave costuma surgir durante o inverno. "Com as temperaturas baixas, as pessoas se concentram em ambientes fechados. Isso facilita bastante a transmissão", afirma Liberato.

Vença a guerra contra esse mal


O que é meningite?

É uma doença infecciosa e contagiosa. Causa a inflamação das meninges, membranas fininhas que envolvem o cérebro e a coluna vertebral. O diagnóstico é feito pelo exame de liquor, retirado da coluna. A doença pode ser causada por fungos, vírus ou bactérias. Esta última é a mais grave e requer atendimento rápido, à base de antibióticos. A meningite causada por vírus é a mais leve.

Como se pega?

A transmissão é feita com o contato físico, em especial pela saliva. Se você tiver febre alta, dor de cabeça e na nuca (dificuldade para encostar o queixo no peito), sonolência e vômito, procure um médico imediatamente.

Existe alguma forma de prevenção?

Há alguns tipos de vacina, mas elas são distribuídas nos postos de saúde apenas durante epidemias. Em clínicas particulares, custam cerca de R$ 130. Além de evitar contato com pessoas infectadas, adote medidas de prevenção. "Não compartilhe copos, colheres e garfos, lave as mãos e nunca encoste os lábios no bocal do bebedouro público", aconselha o médico.

Quem cuida de alguém com meningite pode ficar doente?

Sim. Para diminuir esse risco, é preciso limpar a casa diariamente, deixar as janelas bem abertas para arejar o ambiente e não compartilhar objetos pessoais.

A meningite pode aparecer em qualquer idade?

Sim. Crianças, adultos e idosos correm os mesmos riscos. Os bebês de 6 meses a 1 ano são mais vulneráveis, porque o organismo ainda não desenvolveu proteção suficiente contra a doença.

Ela pode ser confundida com outras doenças?

Sim. Os sintomas da meningite são parecidos com os da dengue ou de uma forte gripe, mas sem o nariz entupido.

Se o tratamento demorar, o paciente pode vir a ter consequências?

Sim. Sem tratamento, o paciente pode ficar com dificuldades no aprendizado, retardo mental, paralisia cerebral, surdez e cegueira. "Em casos graves, o doente pode até vir a morrer", alerta o infectologista Bernardo Liberato.
Fonte:
http://mdemulher.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário