sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Onde as bactérias habitam o seu lar

Pesquisa mediu o tempo que algumas bactérias sobrevivem em superfícies de plástico, aço inoxidável, madeira e panos secos e úmidos

LAURA LOPES. ARTE: GUSTAVO CAMPOY
Quanto tempo sobrevivem as bactérias (Foto: Gustavo Campoy)

Uma bactéria chamada Staphylococcus aureus libera toxinas que podem causar danos no trato gastrointestinal, no sangue, na pele e até nos ossos. Isso não teria tanta importância para você se ela não sobrevivesse até 48 horas em superfícies plásticas, a 25°C, e no aço inoxidável, a 18°C. Ou seja, em potes, copos, facas e outros utensílios da sua casa. Esses dados são de um estudo feito pelo Global Hygiene Council, que mediu o tempo de sobrevivência de cinco bactérias em superfícies caseiras, em três temperaturas. Campylobacter jejuni, Escherichia coli e Salmonella senftenberg, responsáveis por intoxicação alimentar, Listeria monocytogenes, que pode causar sintomas gripais ou graves doenças em recém-nascidos, e Staphylococcus aureus moram com você, mas é possível se precaver dos riscos dessa convivência (leia o gráfico abaixo).
O estudo mostrou que, em geral, as bactérias sobreviveram mais tempo em plástico e aço inoxidável a uma temperatuda de 18°C. Este último material é usado para fazer de maçanetas de portas a bancos de ônibus, passando por utensílios de cozinha e bijouterias, e para revestir eletrodomésticos. Não é difícil tocar um objeto contaminado fora de casa e trazer os microoganismos para o conforto do lar. Lavar as mãos é uma das maneiras mais fáceis de evitar a contaminação.
Os pesquisadores testaram a resistência das bactérias também em superfícies de madeira e panos secos e úmidos. Panos, neste caso, pode ser pano de prato, de chão ou toalhas em geral. Estudos anteriores já mostraram que eles são alguns dos itens mais sujos dentro de uma casa, o que proporciona o desenvolvimento de microorganismos. Quando secos, as bactérias precisam de temperaturas mais baixas para sobreviver. Do contrário, com o tecido úmido ou molhado, a temperatura de que elas mais gostam é 25°C. No geral, as bactérias sobrevivem de duas a três vezes mais em panos úmidos que secos. Para evitar a proliferação desses microorganismos, estenda os panos em local arejado logo após o uso.
Em superfície plástica, as bactérias sobrevivem mais em temperaturas baixas, por volta de 4°C. Isso quer dizer que, mesmo colocando os alimentos cruz ou cozidos dentro da geladeira, eles não estão livres da contaminação. A E. coli, que ficou famosa recentemente por um surto na Europa, sobrevive no plástico a 4°C, o equivalente à temperatura da geladeira, ou a 25°C, temperatura parecida a de uma cozinha.
Fonte:
http://revistaepoca.globo.com/Saude-e-bem-esta

Nenhum comentário:

Postar um comentário