quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Como superar uma traição: veja conselhos de especialistas

Cada um deve avaliar a própria história e se perguntar: existe amor?'

"Nem sempre uma traição significa que o amor acabou ou algo que justifique uma separação", avisa a psicóloga Mary Scabora. Porém, superar uma traição, geralmente, é um processo doloroso e demorado, mas entender e respeitar cada etapa pode ser um grande passo para dar a volta por cima. “Cada um deve avaliar a própria história e se perguntar: existe amor? Desejo? Cumplicidade? Parceria? Estas e outras questões devem ser repensadas”, complementa Mary. Abaixo, duas psicólogas dão conselhos para aquelas que querem perdoar e manter a relação ou, simplesmente, colocar um ponto final. Confira. 

Mantendo a relação...


  • 1
    Estabeleça um diálogo
    Estabeleça um diálogo para esclarecer as razões que levaram o parceiro a buscar uma outra relação. Não fique fantasiando, pensando no que pode ter acontecido. O melhor é lidar com os fatos reais, suportar a dor e tentar melhorar os pontos negativos, recomenda a psicóloga Araceli Albino.
  • 2
    Não ligue para opinião alheia
    Sustente a sua escolha e não dê atenção à opinião de outras pessoas, frisa a psicóloga Araceli Albino.

  • 3
    Perdoe de verdade
    Seja verdadeiro consigo mesmo. É comum o parceiro traído se sentir mais poderoso por ter perdoado e usar isso para controlar a vida do outro. Quando perdoamos mas não esquecemos, na primeira discussão lembramos o outro da dor que ele nos causou. É preciso, neste caso, perdoar de verdade, recomenda a psicóloga Mary Scabora.
  • 4
    Saia da rotina
    Resgate a relação por meio do afeto amoroso. Procure se valorizar e fazer programas com o parceiro que deixou de fazer, como, por exemplo, viajar, jantar fora, ir a um motel.
  • 5
    Tente entender o outro
    Não encare o ato como algo que foi feito contra você, mas, sim, uma falha do outro, uma fraqueza ou uma necessidade. E lembre-se de que o outro existe "além de você", e que ele tem defeitos, carências... - explica Araceli Albino. E Mary Scabora complementa: “Muitos ainda confundem amor com posse e acreditam que quando se ama uma pessoa não é possível se interessar e desejar mais ninguém. Então, não admitem que isso aconteça com o outro”.

Colocando um ponto final na relação...


  • 1
    Dê tempo para a dor
    Lidar com a dor da perda é inevitável. Dê um tempo para a dor passar. Lembre-se de que você perdeu alguém e não a si mesmo. E que em qualquer relação você é mais importante, diz a psicóloga Araceli Albino.
  • 2
    Cuide da beleza
    Procure cuidar da estética, fazer academia e ir ao cabeleireiro, pois isso aumenta a autoestima. Lembre-se de que você é única e para refazer suas relações a principal pessoa é você mesma.
  • 3
    Corte relações
    Evite encontros e telefonemas, cortar a relação é o melhor caminho para esquecer. Espere superar esta perda e depois, se quiser, encontrá-lo de outra forma.
  • 4
    Saia com os amigos
    Procure se distrair com programas construtivos, com amigos e colegas do trabalho. Invista na sua energia fazendo coisas que há tempo não fazia, sugere a psicóloga Araceli Albino.
  • 5
    Não queira se vingar
    Evite entrar em outra relação só para se vingar ou mostrar para o outro que você também pode. Se valorize, faça uma escolha para você e não para o outro, recomenda a psicóloga Araceli Albino. 
    Fonte:
    http://gnt.globo.com/comportamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário