quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Óleo de coco: bom para saúde e para a balança

Óleo de coco: bom para saúde e para a balança

As propriedades são muitas. Rico em antioxidantes, é bom para prevenir o envelhecimento. Cheio de vitamina E e ácidos graxos, é excelente para aumentar a imunidade. E – se você quer emagrecer – ele vai ajudar. E muito. O óleo de coco, utilizado por culturas milenares do Oriente, como da Tailândia e das Filipinas, ganha cada vez mais adeptos no Brasil.

“Sua ação é termogênica, isto é, aumenta o metabolismo. E pode ser usado até mesmo com óleo de cozinha. Deixa o bife a milanesa sequinho”, diz o cardiologista  e nutrólogo Sérgio Puppin, que acaba de lançar o livro “Coco, o milagre de um gordura”. Atenção: tem que se extravirgem. Só assim mantém as suas propriedades benéficas.

Para o médico, um grande defensor do produto, existem três alimentos ideais para o corpo humano: leite materno, ovo (isso mesmo!) e o óleo de coco. “É um produto muito rico. Tem uma função antibiótica, ou seja, mata e neutraliza bactérias, fungos e vírus. Para as mulheres que têm predisposição à cândida, é ótimo. Funciona também nos quadros de infecção urinária. É um excelente alimento funcional”, explica. Tem o colesterol bom e emagrece. Tanto que é utilizado em dietas que pregam resultados milagrosos, como a do Dr. Atkins.

Existem muitas receitas para serem feitas com o produto, além do uso doméstico convencional. Há até quem o utilize como um substituto da manteiga. O gosto? “Parece com o do coco. Meio doce. É delicioso”, garante.

Além dos produtos importados, inclusive orgânicos, que podem ser encontrados em lojas de produtos naturais, há um fabricante brasileiro, a Copra, de Maceió. O óleo já se encontra disponível em supermercados convencionais.  Modismos? O médico tem certeza que, desta vez, não. “Este, veio para ficar”, decreta.

Receita de batatas assadas crocantes

Ingredientes
2 batatas grandes
2 dentes de alho
2 colheres de sobremesa de óleo de coco extra virgem
Sal marinho a gosto
Orégano ou alecrim a gosto

Aqueça previamente o forno a 200º C. Corte a batata e o alho em fatias médias, tempere com o sal e ervas, coloque num refratário e regue com o óleo de coco. Após vinte minutos vire as fatias de batata. Deixe mais vinte minutos, ou até ficarem crocantes.
Uma variação é cozinhar as batatas previamente até ficarem macias, mas não macias demais – no ponto. Retirar da água, fatiar e colocar no forno. Ficam crocantes por fora e bem macias por dentro. (Fonte: Copra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário