sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Dalai Lama se reúne com jornalistas no Brasil

Precisamos promover a harmonia”, aconselhou líder espiritual, que está em São Paulo nesta sexta-feira (16)
Por Sonia Vieira; Fotos: Leo Lemos/Ed.Globo
Leo Lemos/Revista QUEM
Dalai Lama participou de uma coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira (16), no hotel Sheraton, em São Paulo. O líder espiritual foi convidado a se hospedar na suíte presidencial do estabelecimento, mas declinou e optou por um apartamento convencional. O único pedido feito por ele foi para que os horários de sua programação no país fossem respeitados, sem atrasos.

Ao chegar na sala da coletiva, ele falou em português: “vou sentar”. Em seguida, ele conversou com os jornalistas em inglês. “Nós, seres humanos, somos basicamente todos iguais, nos níveis físico e mental. Se você quer ser feliz, eu também quero. Se você quer ter uma boa vida, eu também quero. Nosso primeiro compromisso é buscar a consciência da igualdade dos seres humanos. Não há diferenças. Precisamos promover a harmonia.”


Dalai Lama aproveitou o encontro para dar um conselho aos jornalistas. “Talvez vocês, jornalistas, não queiram saber da importância da harmonia, mas vocês têm um papel importante para desempenhar sobre esses valores. Vocês precisam ter um nariz tão longo quanto a tromba de um elefante. Na frente, as pessoas se mostram bonitas. Mas temos que saber o que há dentro das pessoas, assim como dentro dos fatos, das notícias. Vocês têm que mostrar a informação completa, sem ser tendenciosa. Vocês têm que investigar completamente os fatos.”

Religião

“Dentro de uma religião precisamos orar, fazer meditação, mas a verdadeira prática religiosa é quando implantamos o que aprendemos. Não adianta você ficar fazendo orações e meditações e não levar isso para a própria vida. Por exemplo, quando a raiva vem, temos que nos colocar em prática aquilo que aprendemos na oração. Quando a raiva vem, temos que não deixá-la entrar. Essa é a verdadeira prática da religião. A meditação e a oração são como energia que você adquire para por em prática no cotidiano para ter uma vida correta.”

Mudança ambiental

Dalai Lama foi questionado sobre sua vinda anterior ao Brasil em 1992, quando participou da conferência ambiental Eco 1992. “Nos dias de hoje, há uma maior conscientização sobre os problemas ecológicos. A minha impressão é que os governos têm demonstrado maior entusiasmo e isso é um sinal positivo.”

Paz e natureza

Questionado sobre o que considera mais fundamental, a paz entre os povos ou a conscientização pela preservação da natureza, ele respondeu: “Acho que as duas coisas são importantes. É como perguntar ‘o que é mais importante: comida ou bebida?’. As pessoas precisam das duas. "

Leo Lemos/Revista QUEM
Leo Lemos/Revista QUEM
http://revistaquem.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário