quinta-feira, 21 de julho de 2011

Quais os riscos de usar aparelhos portáteis no avião

Quando a comissária de bordo pede aos passageiros de um avião que desliguem os dispositivos eletrônicos, ela não está sendo chata. Precavida é a palavra. Segundo estudos realizados, equipamentos como laptops, celulares e CD players podem, sim, pôr a segurança dos voos em perigo. Veja as dicas e conheça os riscos reais do uso de celular, câmera, games e outros eletrônicos (gadgets) nos aviões.
Quais os riscos de usar aparelhos portáteis no avião

Você vai precisar de:
  • Atenção
  • Bom senso

Nível de Dificuldade
Fácil
1

Efeitos na cabine

Quando algum aparelho proibido está sendo usado no avião, o comandante pode sentir oscilações estranhas nos instrumentos da cabine de comando – como demora no tempo de resposta do altímetro, por exemplo. A atitude mais comum é a comunicação do fato às comissárias de bordo, que buscam entre os passageiros aquele que está usando o aparelho, pedindo o desligamento do equipamento.
2

Aparelhos permitidos em todas as fases do vôo

Mesmo quando o avião atinge altitude de cruzeiro, máquinas fotográficas (com flash embutido), marcapasso, relógios eletrônicos, aparelhos auditivos e equipamentos médico-eletrônicos imprescindíveis estão liberados.
3

É proibido nas fases de pouso e decolagem

Câmeras filmadoras e de vídeo; gravadores de fita cassete; calculadoras; agendas eletrônicas; barbeadores elétricos, computadores pessoais (PCs) e laptops. Quando o avião se estabiliza, eles são liberados.
4

Celulares

Os telefones celulares podem ser usados quando a aeronave estiver estacionada na rampa, no local designado para embarque e desembarque de passageiros, com os motores do avião desligados e com as portas abertas. Quando a tripulação fecha as portas da aeronave e os motores são ligados os celulares devem ser desligados.
5

Aparelhos que não podem ser usados nos voos

Pagers; toca-discos; CDs e D.A.T. (digital audio tape, fita cassete digital usada em demos de bandas); jogos eletrônicos – tais como gameboys ou quaisquer outros que usem pilha; computadores e laptops equipados com impressoras, mouses sem fio, modem ou CD-ROM; rádios transmissores e receptores de FM e GPS; controles remotos; microfones sem fio e TVs portáteis.
6

Na dúvida, leia o cartão de segurança

Para quem tem dúvidas sobre o que pode ou não usar, uma leitura no cartão de segurança das aeronaves pode ajudar. Quem não entender as recomendações pode recorrer ao auxílio das comissárias, treinadas para dar informações.
Fonte:
http://www.extraexplica.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário