domingo, 24 de julho de 2011

Um banho de energia

Mudanças simples de hábito fazem a diferença para você ganhar ânimo no dia a dia



Busque o estado mais próximo do que seria uma flutuação... Isso fará bem a sua alma

Você acorda cansada, negociando minutos com o despertador? Depois tem a sensação de que as horas seguintes, em meio a trabalho, estudo, administração da casa e malhação na academia demoram a passar? "Tudo bem", costumamos pensar - uma rotina dura é muitas vezes o caminho para realizar grandes objetivos, como ter sucesso profissional e criar bem os filhos. Ninguém disse que é fácil ser supermulher, não é mesmo? Mas, cuidado: sem nos darmos conta, toda aquela vontade de superação pode virar desânimo e atrapalhar nossos planos se não houver espaço, todos os dias, para momentos de carinho por nós mesmas. É hora de cultivar novos hábitos, transformar a vida e surpreender quem amamos.

A sensação de "carregar o mundo" não é por acaso. Para o coreógrafo e educador Ivaldo Bertazzo, todos somos - psíquica, espiritual e fisicamente - afetados pelas forças naturais da gravidade. De dores na coluna e joanetes a sentimentos como angústia e opressão, os sinais dessa influência negativa podem ser diversos. "Nossos corpos são submetidos a um achatamento constante, por isso devemos buscar o estado mais próximo possível do que seria uma flutuação", diz. Na prática, isso significa adquirir hábitos diários que nos tornem mais leves, ativos e alegres. O especialista exemplifica:

Use a escada - Não é preciso subir correndo os degraus, simular uma aula de step nem ir do térreo ao 20º andar logo de cara. Acostume seu corpo aos poucos; convide os colegas do cafezinho a acompanhar você.

Brinque com mudanças de temperatura - Por exemplo, no banho, alterne duchas mais quentes, de ação vasodilatadora (que promove relaxamento), com outras de água fria, de efeito vasoconstritor (estimulante). Porém, de maneira gradual, para evitar choques térmicos. "Temperaturas contrastantes dão vida ao corpo", diz Bertazzo.

Dê nova função ao capacho - Compre um tapetinho daqueles da porta de entrada e empregue-o em um ritual que funciona como uma drenagem linfática, eliminando inchaços e dando uma injeção de ânimo. "Com as costas nuas, deite sobre o capacho, abrace as pernas e faça movimentos circulatórios por dois ou três minutos", ensina o coreógrafo. No começo pode haver uma sensação incômoda de pinicamento, mas o especialista garante que é um ritual ótimo para estimular a circulação periférica, atenuando até a celulite. Espalhe para as amigas.

Cante, dance, mexa-se - Soltar a voz. Pendurar-se em barras e usar a força de mãos e braços ao levantar de uma cadeira. Deixar o corpo responder livremente ao ritmo de uma música. Tudo isso faz parte de uma atitude menos sedentária. Pode parecer esquisito fazer o estilo tarzan, mas é tiro e queda para recuperar o ânimo e ganhar energia no dia a dia, acompanhando melhor os filhos naquelas brincadeiras mais agitadas.

Coma bem - Siga as famosas recomendações de alimentação saudável: evite doces, frituras, refinados e muito sal. Dê preferência a verduras, frutas, carnes magras, alimentos integrais. Tome bastante água, hidrate-se. Faça de cinco a seis pequenas refeições ao dia, evitando ficar muito tempo em jejum - isso acelera o metabolismo.

Cuidar de si e ser mais saudável não significa isolar-se nem fugir do agito. Compartilhe os benefícios de suas descobertas com quem você ama. E divirta-se!

Saia com as amigas e amigos, seus filhos, seu marido. A terapeuta corporal Simone Gaiao, especialista em técnicas que visam à energização, dentre outros benefícios, confessa:  "adoro tomar uma cerveja com uma amiga ou pegar um cinema com o marido no meio da semana, me sinto revigorada". Afinal, ninguém é de ferro.
fonte:
http://vivacadatoque.terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário