quarta-feira, 7 de setembro de 2011

O melhor bronzeado da sua vida

Ser eleita a musa do verão é mais fácil do que você imagina. Basta seguir as dicas certas de proteção solar para curtir os dias quentes mais linda do que nunca!

Heloísa Noronha Realização Tomaz Souza Pinto Fotos Danilo Borges


Entenda a diferença
A radiação
UVA penetra profundamente na pele, não costuma ter sua intensidade alterada conforme a época do ano ou altitude de cada região e é a principal responsável pelo fotoenvelhecimento. Já os raios UVB provocam as queimaduras solares e mudam de intensidade conforme a estação e altitude, ganhando força no verão, em especial entre 10h e 16h. Causador do câncer de pele, o raio UVB é mil vezes mais potente do que o UVA.
Bem, leitora esperta de Corpo a Corpo que se preza está cansada de saber que o protetor solar é item indispensável no nécessaire de qualquer mulher vaidosa - mesmo nas outras estações e nos dias nublados, certo? No entanto, o jeito certo de usar o produto é essencial para garantir um bom efeito e uma cor bonita, uniforme e digna de suspiros (de admiração e de inveja). Para que você tenha o melhor bronzeado da sua vida, leia com atenção as dicas que garimpamos com especialistas antes de deitar na areia ou mergulhar na piscina. Além de tirar suas dúvidas sobre o que é mito e o que é verdade em se tratando de sol, selecionamos sugestões quentíssimas (com o perdão do trocadilho!) para o seu tom de pele e produtos para cuidar da sua beauté na estação mais esperada do ano.
Mito ou verdade?
1 Não é mais necessário esperar 30 minutos para o protetor solar fazer efeito.
Mito Existem dois tipos de filtros ou protetores solares: os físicos e os químicos. "O primeiro faz uma barreira física onde os raios UV são refletidos. Por outro lado, os filtros químicos absorvem a energia dos raios ultravioleta e depois eliminam para o ambiente. Os filtros físicos não necessitam ser absorvidos pela pele, mas os químicos sim, e a absorção demora de 15 a 30 minutos", avisa Sérgio Schrader Serpa, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), que diz ainda que a maior parte dos produtos hoje reúne os dois filtros.
2 O protetor corporal pode ser usado na face.
Mito Podem ocorrer problemas estéticos. "As substâncias fotoprotetoras são basicamente as mesmas, o que tende a variar é o veículo, ou seja, a base onde os protetores são misturados - creme, gel, gel-creme, fluido. Quanto mais gordura tiver o veículo, mais ele gruda na pele. Alguns produtos comercializados para o corpo, como aqueles para a prática de exercícios, são mais gordurosos e, se aplicados na face, podem produzir acne", explica Sérgio Schrader Serpa, da SBCD.
3 Os protetores com base ou tonalizantes são mais eficazes.
Verdade Eles têm na fórmula filtros físicos, o que melhora o efeito da proteção, e oferecem maior aderência à pele; porém, costumam ser mais gordurosos. A dermatologista Gabriela Casabona (SP) diz que esses cosméticos ajudam na reflexão da luz solar. "Hoje conseguimos até 98% de proteção UVB, mas ainda não alcançamos bloqueio total UVA, então a reflexão dos raios ajuda nessa proteção extra", explica. "Esses produtos são ótimos para quem sofre de manchas e melasma. A cor forma uma barreira física", completa a dermatologista Cristiane Braga, da Clínica Due (SP).
4 O bronzeado dura mais se a exposição for gradual.
Verdade Segundo Maycon Ribeiro, químico e cientista da marca Sundown, o bronzeado verdadeiro surge entre o 5º e o 7º dia de sol e dura mais se a exposição for gradual, cerca de uma ou duas horas por dia. "A explicação está no tempo em que a melanina leva para ficar visível sob a pele e no ciclo de troca cutânea, que é de 21 dias."
5 Os protetores com FPS 30 ou mais são os mais seguros.
Verdade A princípio, todos os protetores atuam 100%, de acordo com seu fator de proteção solar. Os produtos com FPS em torno de 30 têm uma relação aplicação/tempo de proteção mais adequada. Aquela informação de que "vou usar um protetor com FPS mais baixo porque quero bronzear um pouquinho" não procede, pois após determinado tempo a pessoa estará desprotegida e, sua pele, sob os efeitos danosos da irradiação ultravioleta. "Um fotoprotetor FPS 15 bloqueia 93% de todos os raios UVB. Um FPS 30 bloqueia 97%, e um FPS 50 bloqueia 98%. Essas diferenças podem parecer insignificantes, mas se você tem um histórico de câncer de pele, essas porcentagens extras vão fazer a diferença", salienta a dermatologista Kátia Volpe (SP).
6 Não é preciso aplicar protetor solar nas orelhas e nas axilas.
Mito As orelhas representam um local de grande incidência de câncer de pele e muitas vezes são esquecidas na hora de se aplicar o protetor solar. Toda a superfície corpórea deve ser protegida, mesmo que a palma da mão tenha uma camada externa de pele espessa e raramente sofra queimadura solar. Temos sempre que usar o bom-senso, ou seja, não vamos usar o protetor na sola do pé ao caminhar.
7 Uma pele bem hidratada ou autobronzeada sofre em menor intensidade os efeitos do sol.
Mito O uso dos hidratantes fortalece a integridade cutânea e promove a obtenção e manutenção de uma pele livre de ressecamentos, asperezas e descamações, mas não garante proteção contra os raios UV. O autobronzeador só protege caso seja associado a um protetor solar. "Trabalhos apresentados no último Congresso da Academia Europeia de Dermatologia, em outubro, mostraram uma possibilidade acelerada de envelhecimento cutâneo naquelas peles submetidas cronicamente aos autobronzeadores", adverte a dermatologista Cristiane Braga.

Compre bem
Há muitas opções nas prateleiras dos supermercados, perfumarias e farmácias. Na hora de escolher um protetor solar, siga estas dicas:
Corporal
Facilidade para espalhar é fundamental. "Imagine aplicar um filtro solar no corpo todo, e a cada duas horas, que não desliza facilmente quando tentamos espalhá-lo?", pondera a dermatologista Patricia Fagundes (SP).
Quem pratica esportes precisa de um produto com boa aderência.
Versões em spray devem ser aplicadas em uma quantidade maior.
Facial
Verifique se o produto é mesmo para o rosto.
Aanalise o veículo - creme, gel ou sérum. Aa textura em gel é a melhor para as peles oleosas, enquanto os cremes funcionam bem nas ressecadas. Os séruns são fluidos e podem se adaptar a todo tipo de pele.
Veja se o produto é comedogênico.
Na dúvida, opte por aquele que tem substâncias antioxidantes.
Ambos
"Verifique no rótulo se ele informa o valor de PPD, sigla de Persistent Pigment Darkening, que é uma medida da capacidade de um protetor solar evitar danos causados pela radiação UVA", recomenda Kátia Volpe. O valor de FPS indica a proteção anti-UVB, e o valor de PPD indica a proteção anti-UVA. Um estudo feito nos EUA em 2009 indica que o PPD tem de ser 30 ou mais.
Cada tom, uma proteção
Pessoas claríssimas devem evitar longos períodos ao sol, já que apresentam envelhecimento solar precoce e maior incidência de melanoma. Vitaminas com fotoprotetores orais são de grande ajuda, bem como consultar o dermatologista a cada seis meses para exame de manchas.
Morenas claras são mais propensas a manchas e melasmas. "O uso de protetor pode ser decrescente, começando no FPS 60 e descendo para o 40 e o 30 nos dias subsequentes para obtenção de um bronzeado seguro", sugere Gabriela Casabona.
Morenas escuras e mulatas têm proteção natural quase total, mas devem usar filtros solares associados a hidratantes, já que o vento e o sol causam ressecamento, o cloro acarreta danos e o sal resseca a pele.
Negras nasceram premiadas, com uma maior quantidade de um determinado tipo de colágeno. Mesmo assim, devem usar protetor solar com FPS 30.
Orientais têm pele clara, mas ela se comporta como uma pele morena e mancha com facilidade. cuidado!
PRODUÇÃO DE MODA: CRISTIAN HEVERSON/ CABELlO E MAKE: JUNIOR CASTRO (GLOSS AGENCY) COM PRODUTOS LÂNCOME e L'OREAL PROFESSIONEL/ MODELO: CAROL PRATES (L'EQUIPE AGENCE)/ TRATAMENTO DE IMAGENS: JUJUBA DIGITAL/ ela usa: Biquíni CYAN, BRINCOS ELETRO FOR BRASIL e COLARES ACESSORIOS MODERNOS

Fonte:

http://corpoacorpo.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário