Desde os tempos de Martha Rocha, misses têm dado tchauzinhos comedidos, chorado ao receber coroas e dado respostas politicamente corretas em suas sabatinas. Mas uma coisa está fora da ordem na lista dos clichês sobre misses. "O Pequeno Prícipe" não é mais o livro de cabeceira das candidatas ao concurso de 2011. As poucas que leram o romance de Saint-Exupéry, o fizeram na infância e nem lembram da história.
Atualmente tem miss lendo de tudo, de Kafka a "Ponto de Mutação", passando pelos romances espíritas de Zíbia Gasparetto. Mas a categoria campeã entre as representantes dos 27 estados brasileiros ao Miss Brasil 2011 é a autoajuda. "O Segredo", livro que mostra como o pensamento positivo pode atrair coisas boas, é o preferido da Miss Piauí Renata Lustosa e da Miss Bahia Gabriela Rocha.
"('O segredo') é um livro que estou lendo sempre. Eu o abro tipo 'Minuto de sabedoria' e ele responde várias perguntas", conta a baiana, que já iniciou a leitura de "O Poder", continuação de "O Segredo". A pauiense faz coro: "É um livro que você leva para sua vida. Você tem que focar e acreditar na força do pensamento".
Rafaela Butareli, a Miss São Paulo, é outra que vê nas histórias de superação um espelho. "Meu favorito é o 'Sem medo de Vencer'", conta ela, sobre o livro de Roberto Shinyashiki, expert em palestras e livros motivacionais.
Não é só de bestsellers de autoajuda que vivem as misses. Elas também curtem os mais lidos de ficção. Michelly Bohnen, representante catarinense, por exemplo, conta que seu favorito é "A menina que roubava livros", enquando a Miss Alagoas Stefanie Carvalho gostou de "O Menino do Pijama Listrado", mas confessa que prefere dedicar seu tempo aos livros de enfermagem. "Leio mais a parte da minha área, a saúde", diz.
Já Priscila Machado, candidata do Rio Grande do Sul, diz ser fã da "Metamorfose" de Kafka e estar lendo Dostoiévski, apesar de não lembrar bem o nome da obra a que se dedica no momento. "Estou lendo Dostoiévski, mas, ai, meu Deus, qual o nome do livro? Isso, 'Crime e Castigo'", concorda após ouvir uma sopradinha alheia.
Fonte:
http://ego.globo.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário