quinta-feira, 21 de julho de 2011

Esqueça 'O Pequeno Príncipe'! Meninas do Miss Brasil 2011 são fãs de autoajuda

Em livros motivacionais, candidatas encontram dicas para se destacar. 'Eu abro 'O Segredo' tipo 'Minuto de sabedoria'', conta a Miss Bahia.
Renata Sakai Do EGO, em São Paulo


Miss Ceará, São Paulo e Piauí, todas fãs de livros de autoajuda

Desde os tempos de Martha Rocha, misses têm dado tchauzinhos comedidos, chorado ao receber coroas e dado respostas politicamente corretas em suas sabatinas. Mas uma coisa está fora da ordem na lista dos clichês sobre misses. "O Pequeno Prícipe" não é mais o livro de cabeceira das candidatas ao concurso de 2011. As poucas que leram o romance de Saint-Exupéry, o fizeram na infância e nem lembram da história.

Atualmente tem miss lendo de tudo, de Kafka a "Ponto de Mutação", passando pelos romances espíritas de Zíbia Gasparetto. Mas a categoria campeã entre as representantes dos 27 estados brasileiros ao Miss Brasil 2011 é a autoajuda. "O Segredo", livro que mostra como o pensamento positivo pode atrair coisas boas, é o preferido da Miss Piauí Renata Lustosa e da Miss Bahia Gabriela Rocha.

"('O segredo') é um livro que estou lendo sempre. Eu o abro tipo 'Minuto de sabedoria' e ele responde várias perguntas", conta a baiana, que já iniciou a leitura de "O Poder", continuação de "O Segredo". A pauiense faz coro: "É um livro que você leva para sua vida. Você tem que focar e acreditar na força do pensamento".

Miss Alagoas e Santa Catarina escolheram bestsellers de ficção, já a representante potiguar gostou de 'Ponto de Mutação'

Perseverantes, essas meninas - capazes de privações e cirurgias em nome da perfeição - costumam encontrar força nestes livros motivacionais. "Descobri como ser proativa, feliz comigo mesma e com as outras pessoas", conta a Miss Ceará Anastácia Duarte sobre seu autoajuda favorito, o "Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes".

Rafaela Butareli, a Miss São Paulo, é outra que vê nas histórias de superação um espelho. "Meu favorito é o 'Sem medo de Vencer'", conta ela, sobre o livro de Roberto Shinyashiki, expert em palestras e livros motivacionais.

Não é só de bestsellers de autoajuda que vivem as misses. Elas também curtem os mais lidos de ficção. Michelly Bohnen, representante catarinense, por exemplo, conta que seu favorito é "A menina que roubava livros", enquando a Miss Alagoas Stefanie Carvalho gostou de "O Menino do Pijama Listrado", mas confessa que prefere dedicar seu tempo aos livros de enfermagem. "Leio mais a parte da minha área, a saúde", diz.

E para aqueles que duvidam da capacidade intelectual das misses, vem Daliane Menezes, jornalista e representante do Rio Grande do Norte, com "Ponto de Mutação", livro de Fritjof Capra que reflete sobre o pensamento humano usando conceitos da física e da matemática. "É demoradinho para ler, mas eu gosto muito. As ideias tratadas no livro são bacanas."

Já Priscila Machado, candidata do Rio Grande do Sul, diz ser fã da "Metamorfose" de Kafka e estar lendo Dostoiévski, apesar de não lembrar bem o nome da obra a que se dedica no momento. "Estou lendo Dostoiévski, mas, ai, meu Deus, qual o nome do livro? Isso, 'Crime e Castigo'", concorda após ouvir uma sopradinha alheia.
Fonte:
http://ego.globo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário