sexta-feira, 22 de julho de 2011

Conheça seis cores que garantem um prato saudável

O colorido estimula os sentidos e beneficia a digestão, melhorando o aproveitamento nutritivo. Mais do que balancear a dieta, alguns pigmentos têm funções benéficas. Por isso, o cardápio deve ter seis cores: vermelho, laranja, roxo, branco, marrom e verde. Veja algumas dicas de nutricionistas.
Conheça seis cores que garantem um prato saudável

Você vai precisar de:
  • Alimentos saudáveis
  • Atenção

Nível de Dificuldade
Fácil
1

Uma limpeza geral com os verdes

Entre os verdes estão, obviamente, as verduras em geral e também o pimentão e o chuchu. A cor desses alimentos vem da clorofila, um pigmento que desintoxica células, limpando o organismo.
2

A força dos vermelhos

Entre os alimentos deste grupo estão os morangos, a melancia, o caqui, o tomate e a cereja. A tonalidade avermelhada vem do pigmento licopeno, que tem ação antioxidante e previne o câncer.
3

Brancos para o intestino

Os brancos são a batata, a banana, o arroz, a couve-flor e o cogumelo. Esses alimentos são ricos em fibras. Por isso, ajudam a regular o intestino. A cebola e o alho protegem contra o câncer.
4

A juventude nos marrons

Alimentos marrons são as castanhas em geral, os cereais integrais e todos os pães e massas feitos a partir deles. Estes alimentos são os mais ricos em vitamina E, que protege contra o envelhecimento da pele.
5

Mais defesas nos alaranjados

São considerados alimentos alaranjados o mamão, a manga, a cenoura, o milho, o abacaxi e a batata-doce. Os alimentos amarelo-alaranjados são ricos em betacaroteno, que se transforma em vitamina A no organismo. Favorecem a pele e o sistema imunológico.
6

Roxo protege o coração

Roxos (também classificados como azuis) são as uvas, a ameixa, o figo, a beterraba e o repolho-roxo. A cor desses alimentos se deve à antocianina, um pigmento que pode ajudar na circulação do sangue e, consequentente, proteger o coração. Ricos em ferro, eles combatem a anemia.
Uvas ajudam a combater a anemia. Foto: Divulgação
fonte:
http://www.extraexplica.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário