quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Acerte na franja

Ela está em alta: retinha, em formato de meia-lua, desfiada, longa... Não importa o formato do seu rosto, sempre há um corte indicado especialmente para você!

Fabiana Gonçalves Fotos: Ella Dürst Realização: Tomaz Souza Pinto Cabelo e make: Júnior Carvalho
 

Mesmo antes dessa febre de franja, como a que ela vem atravessando há, pelo menos, duas temporadas, a franja já era considerada pelos profissionais como um curinga, seja para valorizar ou desviar a atenção do rosto. "Costumo dizer que existem mulheres cujo corte com franja pode ser opcional e em outras é uma obrigação", brinca Júnior Carvalho, hairstylist do C. Kamura (SP). Para você saber se a franja pode cair bem ao seu rosto ou se deve evitá-la, Júnior Carvalho ensina um truque ao lado.
Reta
O corte reto, feito logo acima da sobrancelha ou sobre ela, é indicado principalmente para quem tem o rosto comprido, ovalado e pequeno. Mas se tem um ponto que é fundamental para quem deseja fazer o corte é que o retoque precisa ser feito a cada 15 dias, pois ela perde a forma rapidamente.
QUEM DEVE EVITAR:
as mulheres de rosto redondo e quadrado, pois acentua a expressão. Quem tem e usa o cabelo naturalmente crespo deve evitar esse tipo de franja, pois ela não tem o caimento ideal. Quem tem cabelo muito comprido deve abrir mão de franja acima da sobrancelha, pois perde a harmonia entre rosto e colo.

Dic a do expert
Coloque os quatro dedos da sua mão - não a do cabelereiro - fechados na horizontal sobre a testa e faça o teste:
Se a altura da testa der mais de quatro dedos, ou seja, ultrapassar a sobrancelha, signi ica que você tem a testa curtinha e não deve usar franja.
Se os dedos terminarem antes da sobrancelha, a franja é praticamente um item obrigatório no seu caso.
Se os dedos terminarem sobre a linha da sobrancelha, a escolha é sua, pois com ou sem franja você arrasa em qualquer lugar!

INDICADO PARA

Rosto oval e comprido

Quem opta por este tipo de franja deve saber que ele deixa o rosto em evidência.




Desfiada
Ela é indicada para vários tipos de rosto, mas principalmente para o redondo, pois o desfiado tira a atenção desse tipo de face. Mas quem tem rosto quadrado também combina com ela. "De regra, depois de avaliar o tipo de rosto, geralmente indicamos este corte para quem possui cabelo no comprimento a partir do pescoço, pois o desfiado geralmente começa a partir das maçãs e vai descendo na diagonal até o fim do comprimento", orienta Júnior Carvalho. Quem tem cabelo pesado e com volume também pode apostar no corte. "Da mesma forma que o indicamos para mulheres com cabelos ondulado e cacheado, pois o efeito do desfiado diminui o volume", complementa.
QUEM NÃO DEVE OPTAR:
quem tem cabelo muito curto, pois esta franja acaba por ter um comprimento muito limitado, não deixando o visual harmônico; e quem tem a face muito pequena e delicada, pois ela parecerá ainda menor do que realmente é.
INDICADO PARA

Rosto redondo
A franja repicada ou desfiada a partir do nariz desvia a atenção da face.



Meia-lua
Cortada reta abaixo das sobrancelhas, mas com caimento arredondado nas laterais, este tipo de franja foi bastante usado na década de 1970 e volta agora como tendência. Ela é indicada para quem tem rosto oval, quadrado ou com formas mais geométricas, como a de triângulo invertido. "Como ela termina nas laterais do cabelo, acompanhando o comprimento dos fios, este tipo de franja deixa o rosto mais harmônico", garante Júnior Carvalho. Sem contar que é prática, pois também pode ser usada de lado, deixando o look meio rock'n'roll. O único inconveniente é que ela deve ser retocada a cada 15 dias para manter o corte em evidência.
QUEM DEVE ABRIR MÃO DESSE TIPO DE FRANJA:
mulheres que têm rosto redondo e as que têm cabelos crespo e cacheado (a menos que os fios sejam alisados), pois eles tende a enrolar.






Longa
Este tipo de franja ser usado por quem tem a face redonda, pois pode evidenciá-la ainda mais. O mesmo acontece com quem tem rosto muito comprido, pois pode destacar uma parte do rosto que você não quer. é bem versátil e começa a partir do queixo. Tem o corte desfiado nas pontas para dar balanço e, por ser longa, é praticamente um curinga para quem tem medo de deixar a franja curta. "É claro que quem tem rosto harmônico, delicado e pequeno, costuma se destacar mais com um corte destes. Mas ele cai muito bem em pessoas de rosto oval e quadrado também", aconselha. Para o profissional, outra vantagem é que ela vai chamar a atenção do queixo para baixo. "Por isso, o ideal é que este cabelo tenha mais comprimento, como, por exemplo, logo abaixo do pescoço, para que a franja tenha uma continuidade", explica Júnior.
QUEM DEVE EVITAR ESTA FRANJA:
como este corte faz, literalmente uma moldura no rosto, não deve ser usado por quem tem a face redonda, pois pode evidenciá-la ainda mais. O mesmo acontece com quem tem rosto muito comprido, pois pode destacar uma parte do rosto que você não quer.
INDICADO PARA
Rosto oval e quadrado
Mas quem tem o rosto delicado e pequeno também vai arrasar com este corte.
 Fonte:
http://corpoacorpo.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário