sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Abaixo o desperdício! Prepare deliciosos pratos com cascas e sementes

Não jogue saúde fora. Cascas, sementes e talos são cheios de nutrientes importantes para o nosso organismo. Sem dispensar nenhuma parte dos legumes, vegetais e frutos, você está economizando dinheiro e investindo na sua saúde.
As cascas costumam ter um destino certo na maior parte dos lares brasileiros: o lixo. Acompanhadas pelas sementes, talos e algumas folhas, essas fontes de nutrientes viram detrito. Um dos grandes problemas atuais é a solução dada ao lixo, que nem sempre é tratado ou reutilizado. Logo, diminuir o desperdício ajuda não só você, mas também o meio ambiente.
Se você não sabe o que fazer com essas partes desprezadas dos vegetais, temos algumas dicas e receitas para te ajudar. Os talos, por exemplo, podem ser colocados em pães, farofas, recheios de torta, sopas, entre outros. Basta triturá-los ou picá-los para encher seu prato de nutrientes.
Veja alguns receitas e aproveite ao máximo suas frutas e vegetais
Doce de casca de melancia
Doce de casca de banana
Risoto de casca de abobrinha
Pescada com casca de mamão
Croquete de casca de abóbora
As cascas podem virar deliciosas geléias ou vitaminas. Aproveite a casca da laranja, ela tem uma quantidade bem maior de cálcio que a polpa, além de ser rica em vitamina C. Já as sementes, podem ser utilizadas como farinha para bolos e pães. Você só precisa torrar e triturar. O esforço é recompensado em forma de saúde, tem coisa melhor?
As sementes de abóbora, por exemplo, podem virar saborosos aperitivos. Coloque-as para torrar levemente no forno e acrescente sal, é uma substituição econômica ao amendoim e também cai muito bem com o chopp. As sementes possuem fósforo, que mantém o cálcio nos ossos e dentes, além de magnésio, que funciona como anti-inflamatório. As cascas de batata também podem servir de tira-gosto. Basta lavar bem, fritar e temperar.
Não jogue os nutrientes no lixo, adicione vitaminas, fibras e minerais à sua dieta.
Fonte:
http://colunas.receitas.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário