Personal organizer dá dicas para você se virar sozinho
Aprenda a manter sua casa em ordem Auremar/Shutterstock
O band.com.br conversou com a personal organizer Juliana Curti para saber algumas dicas de como a pessoa, seja homem ou mulher, pode se virar sozinha e manter tudo em ordem sem estresse.
Segundo a especialista em arrumação, o primeiro passo é levar em consideração sua rotina, afinidade com as atividades domésticas e a disponibilidade financeira.
"Muitas mulheres e homens optam por ter ou não alguém para ajudar na casa, motivados por um desses fatores. O fato de poder contar com esta profissional facilita bastante a vida, mas é necessário frisar que a pessoa também precisa saber orientar esta profissional, o que para alguns é um desafio", lembra Juliana.
O segundo passo é saber diferenciar "organização" de "arrumação". "Ter uma casa organizada demanda tempo e disciplina. É necessário criar critérios e 'combinar' estes critérios com as outras pessoas que vivem na casa, caso contrário, não funciona", ressalta a personal.
Veja abaixo seis dicas da especialista para que você consiga arrumar a bagunça e manter a casa organizada:
1. Descarte o que você não usa. Este é o primeiro passo para manter qualquer espaço organizado. Separe os itens em “doação”, “conserto” e “lixo”. Para o que ficou, crie critérios/categorias para agrupar os iguais antes de guardá-los novamente. Costumo aconselhar meus clientes a separar os itens que estão em dúvida e colocá-los em uma caixa. Caso não acessem este material durante os 6 meses seguintes, a orientação é doar sem pensar;
2.Conserve os objetos perto de onde você irá utilizá-los;
3. Coloque os itens que você usa com mais frequência em lugares de fácil acesso;
4. Facilite (através de critérios/categorias) a devolução em seus respectivos lugares logo após o uso para evitar bagunça e perda do critério de organização;
5. Quando for necessário rotule para facilitar a busca dos objetos, principalmente se estiverem guardados em caixas, potes etc;
6. Saiba que o esforço de organizar é maior que o esforço de manter organizado. O primeiro passo é sempre o mais difícil. Quando você começa a organizar, não para mais. A energia da casa muda, a sua energia muda, a forma como você se relaciona com o espaço muda. A diferença é perceptível de imediato.
Fonte:
http://www.band.com.br
Tatiane Moreno vivabem@band.com.br
Para alguns, pagar uma profissional para fazer os serviços domésticos é indispensável. Mas, e quando o orçamento aperta?O band.com.br conversou com a personal organizer Juliana Curti para saber algumas dicas de como a pessoa, seja homem ou mulher, pode se virar sozinha e manter tudo em ordem sem estresse.
Segundo a especialista em arrumação, o primeiro passo é levar em consideração sua rotina, afinidade com as atividades domésticas e a disponibilidade financeira.
"Muitas mulheres e homens optam por ter ou não alguém para ajudar na casa, motivados por um desses fatores. O fato de poder contar com esta profissional facilita bastante a vida, mas é necessário frisar que a pessoa também precisa saber orientar esta profissional, o que para alguns é um desafio", lembra Juliana.
O segundo passo é saber diferenciar "organização" de "arrumação". "Ter uma casa organizada demanda tempo e disciplina. É necessário criar critérios e 'combinar' estes critérios com as outras pessoas que vivem na casa, caso contrário, não funciona", ressalta a personal.
Veja abaixo seis dicas da especialista para que você consiga arrumar a bagunça e manter a casa organizada:
1. Descarte o que você não usa. Este é o primeiro passo para manter qualquer espaço organizado. Separe os itens em “doação”, “conserto” e “lixo”. Para o que ficou, crie critérios/categorias para agrupar os iguais antes de guardá-los novamente. Costumo aconselhar meus clientes a separar os itens que estão em dúvida e colocá-los em uma caixa. Caso não acessem este material durante os 6 meses seguintes, a orientação é doar sem pensar;
2.Conserve os objetos perto de onde você irá utilizá-los;
3. Coloque os itens que você usa com mais frequência em lugares de fácil acesso;
4. Facilite (através de critérios/categorias) a devolução em seus respectivos lugares logo após o uso para evitar bagunça e perda do critério de organização;
5. Quando for necessário rotule para facilitar a busca dos objetos, principalmente se estiverem guardados em caixas, potes etc;
6. Saiba que o esforço de organizar é maior que o esforço de manter organizado. O primeiro passo é sempre o mais difícil. Quando você começa a organizar, não para mais. A energia da casa muda, a sua energia muda, a forma como você se relaciona com o espaço muda. A diferença é perceptível de imediato.
Fonte:
http://www.band.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário