domingo, 24 de julho de 2011

O que um beijo pode fazer pela sua saúde

Além da capacidade de mexer com o coração, um beijo é capaz de produzir diversos efeitos em nosso corpo

Sentidos
Um beijo pode combinar até três sentidos: tato (quando há somente o contato físico), olfato (porque as células olfativas do nariz estão próximas à boca) e paladar (quando há a troca de saliva).
Músculos
Em um beijo bem carinhoso, 17 músculos faciais entram em ação. Já em um beijo mais apaixonado essa cifra sobe para 29, o que permite queimar aproximadamente 12 calorias.
Impulsos
Durante um beijo, o nervo facial transmite mensagens dos lábios, da língua e do rosto para o cérebro, informando o que está acontecendo.
Hormônios
Ao receber as informações, o cérebro ordena que o corpo libere hormônios como oxitocina, dopamina, serotonina e adrenalina, que, juntos com a endorfina, causam um estado de euforia.
Batimentos cardíacos
A frequência normal dos batimentos cardíacos é de 60 até 100 batidas por minuto. Durante um beijo, a frequência cardíaca aumenta, chegando a 150 batidas por minutos.
Circulação
O beijo ainda favorece o funcionamento do aparelho circulatório e beneficia a oxigenação do sangue.
Além dos efeitos produzidos no corpo, o ato de beijar reaviva nossos sentidos e faz com que a vida seja mais leve e feliz. Quem não gosta, por exemplo, de ser acordado com um beijo de bom-dia do companheiro? Mas o beijo não é apenas uma forma íntima de demonstrar paixão e amor por outra pessoa. Também é uma manifestação de carinho e afeto entre familiares e amigos. Chegar em casa e receber um beijo carinhoso do filho é uma maneira de aliviar o estresse de um dia puxado no trabalho. Pense nisso e inclua o beijo no seu dia a dia como forma de compartilhar seu carinho com quem você convive.
Fontes: Martine Mourier, médica francesa; Susan M. Hughes, médica da Hughes Center for Aesthetic Medicine (EUA); Tracy V. Wilson, bacharel em Literatura e Linguagem pela Universidade da Carolina do Norte (EUA); livro “A Terapia do Beijo”, de Eduardo Lambert.

Nenhum comentário:

Postar um comentário