Tem arranjo na caixa de presente, na porta e até no escorredor de louça
texto Dagmar Serpa com Andressa Trindade fotos Ricardo Corrêa realização Cláudia PixuEsconde-esconde
Um recipiente menor com água foi colocado dentro da ânfora de vidro para acomodar o buquê de rosas tipo gloss e spray, cravos e angélicas. Assim, ele fica camuflado no farto punhado de botões de roupa de madrepérola. Com o brilho do material, o efeito é incrível. A dica de Renata Araujo Fongaro, sócia da empresa de cenografia Bendita Festa, é amarrar com barbante o maço de flores. “Assim, ele se mantém estruturado.”
Dica 1
Nos botões
Em vez de madrepérola, poderiam ser de madeira, metal ou coloridos. O estilo do arranjo muda conforme o material
Cerimônia do chá
Em vez de vasos normalzinhos, os arranjos vão para o bule e a xícara. Tudo a ver como evento do dia: um chá com doces para as amigas. Para compor os buquês, Lucia Milan, da Aparecida Helena e Lucia Milan Floristas, usou tulipas, rosas, didiscos, bocas-de-leão, ervilhas-de-cheiro e sementes de eucalipto. Seguiu a mesma cartela pastel de cores das louças românticas e dos macarons preparados para aquela tarde.
Dica 2
No bule
Para o arranjo ficar harmônico e bonito, a dica da especialista é montá-lo colocando um tipo de flor por vez
Reciclagem
Garrafas e vidros de diferentes origens (de azeite, conservas, aceto balsâmico) entram na composição de Claudia Regina, da La Calle Florida. As flores usadas são igualmente variadas: lisianto, maria-sem-vergonha, gérbera, campânula e goivo. O segredo é caprichar na harmonia. Pode até salpicar uma licoreira bacana, para o visual ficar mais chique. Sobre uma mesa de madeira, a mistura fina vai arrasar no jardim ou na varanda em dia de festa.
Dica 3
Nas caixas
A dica é mesclar lisas, listradas e com bolinhas. Para acomodar o buquê, é preciso abrir um buraco na tampa
Mesa surpreendente
Caixas de presente assinadas pela designer Jeniffer Bresser funcionam como cachepôs nos arranjos feitos com rosas e ruscos pelo badalado florista Vic Meirelles. “Uma ideia é deixar por perto caixas parecidas pequenas contendo lembrancinha para as visitas, como bombons”, sugere Vic. Na mesa romântica montada por ele, com um lençol antigo no lugar da toalha e louças de família, tem mais surpresas: duas sopeiras viraram vasos.
Dica 4
Nos vidros
Em geral, basta uma flor por recipiente. Folhagens de diferentes tipos ajudam a embelezar o conjunto
Brinde charmoso
A bossa é uma ótima pedida para reuniões e jantares regados a vinho ou outros drinques servidos em taças. Basta enrolar o talo de uma flor artificial – que dura a festa toda – na haste do copo. A escolha aqui foi lavanda, não só na cor original, mas também branca. O anfitrião decide se quer enfeitar todas as taças coma mesma flor ou usar diferentes tipos e cores. No segundo caso, cada convidado pode pegar na bandeja a sua preferida.
Dica 5
No vinho
A flor artificial escolhida precisa ter o talo aramado, como as lavandas usadas nestas taças
Pé na cozinha
Se a festa é descontraída e os convidados vão circular pela cozinha, mesmo que ela não seja integrada à sala, decore também esse pedaço da casa. Mas entre no clima usando algum utensílio culinário com design bacana como base do arranjo. Para o escorredor de macarrão, Claudia Regina escolheu versões artificiais de papoula, ranúnculo e lavanda. Criou um cantinho ideal para servir petiscos recém-saídos do forno, como pães de queijo.
Dica 6
No escorredor
Passado pelos furinhos, o arame usado para prender o buquê fica escondido no lado de dentro da peça
Superbolas coloridas
No lanche especial para a família, as cores fortes dos crisântemos contrastam com os tons suaves dos cupcakes e da limonada servida em filtros de vidro. Mas o maior charme dos arranjos – que, assim, colocados em pratos de bolo, também fariam bonito em uma criativa mesa de aniversário – é o moderno formato de bola. “É fácil fazer um igual”, diz Marcela Fongaro, sócia da Bendita Festa. As flores são espetadas em uma esponja floral molhada.
Dica 7
No prato de bolo
Cada bola consumiu cerca de cem crisântemos. Outras sugestões são cravos, gérberas ou margaridas
Nesta noite se improvisa
Com uma bela bandeja de prata colocada em cima dele, o banco Tan-Tan dourado vira mesinha de apoio no canto festivo improvisado por Vic Meirelles. Sobre ele, o balde de gelo acomoda a garrafa de vinho ou espumante e mantém a bebida no ponto. A decoração floral não sai do tema e coloca tulipas em taças. É uma ótima ideia para aquela noite em que você vai reunir descompromissadamente os amigos.
Dica 8
Nas taças
O barato é misturar modelos bem diferentes entre si e também variar o tamanho dos buquês
Não só na mesa
A ideia é sucesso garantido em almoços de batizado, de primeira comunhão ou em casamentos: o arranjo vai para a mesa, mas também para o encosto das cadeiras. Para o visual não ficar exagerado, opte por guirlandas pequenas, delicadas e com poucos detalhes, como a criada por Maristella Nicolosi, que combina rosas bouquet brancas com folhagem smailaik. Pena que, sem água, elas duram pouco. A saída, nesse caso, seriam flores artificiais.
Dica 9
Na cadeira
A guirlanda é presa ao encosto com fita e um bom nó, seguido de laço. Nada de arame ou algo que espete o convidado
Com flores esperando na porta, a mensagem é clara: todos são realmente bem-vindos naquela casa. Cláudia, da La Calle Florida, fez um buquê com rosas e astromélias, que envolveu com guardanapo de papel, dando forma de cone. Para ficar firme e bem acabado, usou um pedaço de tela de galinheiro (encontrada em lojas de material de construção ou especializadas, como Mercado das Telas, em São Paulo), arrematado atrás com um arame – que também serve para fixar a decoração na grade da porta.
Dica 10
Na porta
Além dos guardanapos descartáveis usados aqui, valem os de tecido ou, então, papel de scrapbook
Fonte:
http://revistacasaejardim.globo.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário