Sem tratamento, disfunções tireoidianas podem matar
A tireoide é a glândula mais importante do corpo, já que produz hormônios responsáveis por regular órgãos vitais, como coração, cérebro e intestino. Sendo assim, disfunções na sua atividade causam reflexos no organismo como um todo. De acordo com Laura Ward, presidente do Departamento de Tireoide da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, “ainda não existem medidas para prevenir diretamente a incidência de disfunções na tireoide, mas aconselhamos a ingestão de 1 a 2 g de sal iodado por dia, evitar se expor a radiografias constantes e ingerir o mínimo de alimentos industrializados”,
Hipotireoidismo: reposição do hormônio controla ganho de peso
Popularmente associado ao ganho de peso, o hipotireoidismo - quando há falta ou ausência de hormônios tireoidianos - não pode ser transformado em desculpa para descuidar da balança. Diretora da Endoclinic, a endocrinologista Fernanda Vieira explica que não existe relação direta entre hipoteroidismo e obesidade.
“Existe ganho de peso de até dois quilos, mas este e os outros sintomas são controlados com a reposição da dosagem correta do hormônio tireoidiano. Metabolismo mais lento, sonolência, fadiga, intestino preso, dores musculares e batimentos cardíacos desacelerados são alguns dos sintomas do hipotireoidismo”, completa a médica.
Saiba por que o hipertireoidismo é mais difícil de detectar
Aprenda a fazer o autoexame de tireoide
Fonte:
http://gnt.globo.com/saude
Nenhum comentário:
Postar um comentário