Pesquisa mediu o tempo que algumas bactérias sobrevivem em superfícies de plástico, aço inoxidável, madeira e panos secos e úmidos
O estudo mostrou que, em geral, as bactérias sobreviveram mais tempo em plástico e aço inoxidável a uma temperatuda de 18°C. Este último material é usado para fazer de maçanetas de portas a bancos de ônibus, passando por utensílios de cozinha e bijouterias, e para revestir eletrodomésticos. Não é difícil tocar um objeto contaminado fora de casa e trazer os microoganismos para o conforto do lar. Lavar as mãos é uma das maneiras mais fáceis de evitar a contaminação.
Os pesquisadores testaram a resistência das bactérias também em superfícies de madeira e panos secos e úmidos. Panos, neste caso, pode ser pano de prato, de chão ou toalhas em geral. Estudos anteriores já mostraram que eles são alguns dos itens mais sujos dentro de uma casa, o que proporciona o desenvolvimento de microorganismos. Quando secos, as bactérias precisam de temperaturas mais baixas para sobreviver. Do contrário, com o tecido úmido ou molhado, a temperatura de que elas mais gostam é 25°C. No geral, as bactérias sobrevivem de duas a três vezes mais em panos úmidos que secos. Para evitar a proliferação desses microorganismos, estenda os panos em local arejado logo após o uso.
Em superfície plástica, as bactérias sobrevivem mais em temperaturas baixas, por volta de 4°C. Isso quer dizer que, mesmo colocando os alimentos cruz ou cozidos dentro da geladeira, eles não estão livres da contaminação. A E. coli, que ficou famosa recentemente por um surto na Europa, sobrevive no plástico a 4°C, o equivalente à temperatura da geladeira, ou a 25°C, temperatura parecida a de uma cozinha.
Fonte:
http://revistaepoca.globo.com/Saude-e-bem-esta
Nenhum comentário:
Postar um comentário