quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Rotina noturna adequada é chave para o sono tranquilo dos bebês

Bebês devem aprender a adormecer sozinhos

Por Renata Demôro

O sonho de toda mãe é ter um bebê que durma a noite inteira, mas é preciso ter paciência. Além de se acostumar com o despertar noturno dos bebês mais novos, é necessária disciplina para criar uma rotina que ajude a criança a entender quando está chegando a hora de dormir.

De acordo com a pediatra Magda Lahorgue Nunes, coordenadora do Grupo de Estudos do Sono da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e professora Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, “nos primeiros seis meses, 90% dos bebês acorda durante a noite. No primeiro mês eles mamam, dormem e acordam novamente para mamar, em ciclos que costumam durar duas horas, ao longo do dia e da noite”, explica a médica.

Bebês devem aprender a dormir sem intervenções

Recém-nascidos chegam a dormir 14 horas por dia no total. De acordo com a pediatra, “o erro mais comum das mães é criar o hábito de passear com o bebê no colo para que ele pegue novamente no sono. Como conseqüência, quando acordar de madrugada a criança entenderá que precisa ser embalada para dormir e vai chorar até que alguém repita o movimento”, explica.

Para ela, o ideal é colocar a criança no berço e deixar que ele adormeça sozinho. “O bebê precisa aprender a dormir com o mínimo de intervenção. Quando acordar, ele entenderá que não precisa de outra pessoa para voltar a dormir”, explica.

Rotina marca a separação entre dia e noite

De acordo com a psicóloga Renata Soifer Kraiser, autora do livro “O Sono do meu Bebê” (CMS Editora, 108 páginas, R$ 33,90), “ter um ritual para dormir é algo que ajuda o bebê a relaxar e se preparar para o sono. O ritual consiste em fazer as mesmas coisas todos os dias, da mesma forma, para que ele entenda que aquele momento antecede o sono. A sequência para o ritual de dormir pode ser o banho, o pijama, a última mamada (de preferência à meia-luz), a escovação dos dentes, canções de ninar e quando o bebê estiver relaxado (não dormindo) colocá-lo no berço”.

Magda lembra que certos bebês podem ficar mais agitados após o banho. “Neste caso, opte por dar banho um pouco mais cedo. Também é preciso diminuir o ritmo das brincadeiras e desligar a TV”, diz a médica. Ela lembra que o horário de dormir pode ser determinado pela família, de acordo com o horário que os pais chegam em casa. “Mas é importantíssimo que o horário seja seguido todos os dias”, ressalta.

Sono diurno também faz bem
Segundo a psicóloga Renata, “é bom insistir para que o bebê tire sonecas diurnas, que ajudam a elaborar os acontecimentos do dia, relaxam e ajudam a adormecer à noite”. Magda Lahorgue explica que não é considerado normal a criança trocar o dia pela noite.

“O bebê que não dorme o suficiente tende a ficar mais irritado e desatento durante o dia. Para crianças de até três anos, indico a sesta no meio da manhã ou logo após o almoço”, diz a pediatra. 
Fonte:
http://gnt.globo.com/maes-e-filhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário