Criação: Silvana Greice e Ivone Martins l Foto: Manoel Carvalho l Produção: Luciana Martins
Cobrir as guloseimas de Natal com peças exclusivas e supercharmosas é garantia de sucesso à mesa
Materiais utilizados:50 cm de tecido de algodão vermelho com estampa natalina
Retalhos de tecido de algodão na cor branca para os braços e a cabeça
Retalhos de feltro na cor verde
Par de olhos móveis
Plumante
120 cm de sianinha dourada com 1 cm de largura
240 cm de sianinha dourada com 2 cm de largura
5 botões verdes redondos com laço vermelho
1 lacinho vermelho
1 miçanguinha preta
Lã (cabelos e pompom da Vovó Noel)
Linha Cadena (para as costuras)
Agulhas Darning Corrente e agulha para máquina
Lápis
Papel-cartão
Tesoura
Alfinetes
Régua
Máquina de costura
Cola quente
Blush (para as bochechas)
Garfo e colher de madeira
Tampa para bolo com 32 cm de diâmetro
Molde no Material de Apoio
Como fazer:Costure as laterais do vestido pelo avesso, vire para o direito. Forme pregas com 2 cm de largura ao redor da parte superior. Costure o bolso na frente do vestido. Prenda o vestido no topo da tampa para bolo com a cola-quente.
Com o auxílio do lápis, transfira os moldes da Vovó Noel para o papel-cartão e, em seguida, para os respectivos tecidos. Una todas as partes duplas, fechando com ponto de casear, os braços e a cabeça deverão ser virados para o direito, preencha com o plumante. Feche as partes.
Com o auxílio da cola quente, aplique os olhos, o cabelo e o gorro. Faça as bochechas com o blush.
Costure as laterais das mangas, vire para o direito, coloque o braço dentro da manga. Prenda com cola quente no vestido, acompanhando o esquema.
Aplique a gola ao redor da parte superior com cola quente, acompanhando o esquema.
Contorne a gola e o bolso com a sianinha estreita. Contorne o gorro, os punhos e a barra do vestido com a sianinha larga. Fixe com cola quente.
Aplique o lacinho vermelho com a miçanguinha no “ginger” e prenda-o dentro do bolso com cola quente, assim como a colher e o garfo de madeira.
Para finalizar, aplique a cabeça da Vovó Noel no topo da tampa, com o auxílio da cola quente. Arremate aplicando os lacinhos de sianinha e os botões nos punhos e frente da gola, e botões nos cantos do bolso.
Falso viés
1- Dobre o viés no sentido da largura. Passe o ferro, formando uma longa tira dobrada. 2- Dobre o viés na diagonal. 3- Coloque o viés no local marcado. Costure-o, deixando 0,5 cm de margem na lateral, antes de atingir um dos cantos. 4- Dobre-o novamente e continue costurando. Repita o mesmo procedimento em todos os cantos. Para finalizar, abra o viés nas pontas e una as extremidades com uma costura feita à máquina.
Ponto de casear
Estes pontos são feitos bem juntos. Puxe a agulha na linha inferior, introduzindo na posição rente à linha superior. Faça um ponto reto para baixo com a linha por baixo da ponta da agulha. Puxe o ponto para formar uma laçada e repita. Este ponto pode ser executado em tecidos próprios para bordado sobre fios contáveis ou em tecidos como linho, algodão e outros.
Ponto de Haste
Este ponto é usado para hastes de flores, contornos, etc. Trabalhe da esquerda para a direita, fazendo pontos levemente inclinados e regulares ao longo da linha do desenho. Vale lembrar que o fio sai sempre à esquerda do ponto anterior.
Onde encontrar:Silvana Greice - Tel.: (11) 3068-0528/ 8339-7850,
www.amigasnopatch.multiply.com
Ivone Martins - Tel.: (11) 8218-5752
fonte:
http://www.portaldeartesanato.com.br/materias/209/Todo+o+charme+da+Vovo+Noel